O bloco de partos do Hospital de Portimão está encerrado até às 09h00 de segunda-feira, sendo as grávidas com mais de 22 semanas de gestação encaminhadas para o Hospital de Faro, informou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Tendo em conta a já conhecida carência de médicos pediatras para assegurar as escalas de urgência, nomeadamente, no bloco de partos e urgência pediátrica, o bloco de partos da Unidade de Portimão vai encerrar no período entre as 09:00 do dia 21 e as 09h00 do dia 25 [segunda-feira]”, indicou o CHUA em nota enviada à Lusa.

Contudo, a administração do centro hospitalar, que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos, no distrito de Faro, adiantou que “está a ser reorganizada uma resposta assistencial coordenada entre as duas unidades, [Portimão e Faro]”.

A medida, adianta a administração do CHUA, garantirá, assim, “a segurança dos serviços prestados a nível regional”.

Assim, até às 09h00 de segunda-feira, a resposta assistencial às grávidas com mais de 22 semanas de gestação “é garantida na Unidade Hospitalar de Faro pela equipa de especialistas, a qual será reforçada com médicos da unidade de Portimão“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A administração do Centro Hospitalar do Algarve assinala que as urgências de Ginecologia e de Obstetrícia “continuam a funcionar normalmente” nas unidades de Portimão e Faro para grávidas até às 22 semanas de gestação.

O CHUA garante, ainda que a Urgência de Pediatria será assegurada na região, com médicos pediatras na unidade de Faro e clínicos gerais “com vasta experiência em Pediatria na unidade de Portimão”.

“Todas as situações que clinicamente exijam uma avaliação por pediatra serão devidamente encaminhadas”, conclui a nota.

Desde junho, o bloco de partos de Portimão já esteve encerrado por diversas vezes, devido a dificuldades em assegurar as escalas de Pediatria, sobretudo aos fins de semana.

Bloco de partos de Portimão encerrado no fim de semana. Urgências de Obstetrícia de Loures reabrem às 08h de domingo