O Presidente russo, Vladimir Putin, deixou, esta segunda-feira, várias críticas à atuação dos líderes ocidentais. Para o chefe de Estado, as sanções aplicadas contra a Rússia após a invasão da Ucrânia resultam de “interesses políticos oportunistas”.

Num discurso durante um encontro com responsáveis da indústria siderúrgica citado pela agência RIA, o Presidente russo considera que a política sancionatória do Ocidente “não reflete as necessidades da política mundial” e levou a um aumento da inflação. “Está acontecer o mesmo no nosso país”, lamentou.

“O declínio do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos comuns, principalmente na Europa, não interessa aos políticos”, atirou Vladimir Putin.

Além disso, o Presidente russo referiu que, ao adotar sanções contra a Rússia, os países do Ocidente “deitaram ao lixo” os princípios instituídos pela Organização Mundial do Comércio.

Depois da invasão russa à Ucrânia, o Ocidente adotou várias sanções económicos contra a Rússia. A União Europeia aprovou recentemente um sétimo pacote de sanções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR