As seguradoras estimam pagar cerca de oito milhões de euros em indemnizações por prejuízos causados pelos incêndios que ocorreram durante o estado de contingência e de alerta em julho, segundo a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), em comunicado.

É esta a estimativa das seguradoras com base num inquérito realizado junto das empresas associadas. Desse inquérito, concluiu-se que Leiria foi o distrito com mais participações, mas foi nos distritos de Faro e Aveiro que foram participados os maiores prejuízos. A grande maioria dos prejuízos reportados diz respeito a seguros de multirrisco de comércio e indústria (49%) e de habitação (37%).

Num relatório publicado na segunda-feira, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) calcula que, nos primeiros seis meses do ano, tenham ardido 58.354 hectares de floresta. Destes, mais de 80% (46.996 hectares) arderam em julho, o mês que, até ao momento, registou também o maior número de incêndios rurais este ano (40% do total).

Aliás, os cinco maiores incêndios deste ano aconteceram em julho. O que consumiu mais área foi o do concelho de Murça, em Vila Real, a 7 de julho.

Incêndios. Mais de 7.500 incêndios e mais de 58.000 hectares ardidos este ano

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR