O compositor Lamont Dozier tem sucessos espalhados por diferentes décadas e homenagens por diferentes locais. Foi uma destacada figura da Motown, escreveu para artistas como as Supremes, fez uma parceria vencedora com Phil Collins e integrou o trio Holland-Dozier-Holland. Morreu esta segunda-feira aos 81 anos e a notícia foi dada pelo filho na sua conta de Instagram, onde partilhou uma fotografia com o pai e a legenda “Descansa na paz celestial, pai!”. A causa da morte não foi revelada.

Dozier nasceu em Detroit, no estado do Michigan, a 16 de junho de 1941. Começou no mundo da música muito jovem. Formou um trio com os irmãos Brian e Eddie Holland (Holland-Dozier-Holland) e foi quando começaram a trabalhar na famosa Motown Records que a carreira ganhou fôlego. Em 1964 escreveram o seu primeiro tema para as Supremes, “Where did your love go”. Na verdade, assinam 10 das 12 músicas do grupo que chegaram a ser número 1 nos Estados Unidos, entre elas a famosa “Baby Love”.

The Supremes: um luxo com 60 anos que mudou a história da música pop

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 1968, o trio deixou a Motown para criar as suas próprias editoras, a Hot Wax e a Invictus. Dozier gravou a solo para ambas. Em 1973, após deixar o trio, começou a trabalhar a solo. Na década de 1980 trabalhou com diferentes artistas britânicos, como os Simply Red e Alison Moyet.

Um dos seus trabalhos que se destaca desta fase foi a parceria com Phil Collins na criação da banda sonora do filme “Buster” (com o título português “A Grande Golpada”). O trabalho valeu-lhes em 1989 um Globo de Ouro, um Grammy e uma nomeação aos Óscares. Da banda sonora destaca-se a canção “Two Hearts”, interpretada por Collins, e que foi mais um dos temas de Dozier a chegar a nº1 nos Estados Unidos.

A indústria não esqueceu o seu contributo e prestou-lhe várias homenagens. À boleia do seu trio, está presente no Songwriters Hall of Fame desde 1988 e no Rock & Roll Hall of Fame desde 1990. Em fevereiro de 2015 o trio ganhou uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.