A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, emocionou-se esta quarta-feira num evento em que participava no mercado de Lahti. Recordando as polémicas de que foi alvo durante os últimos dias, a chefe do executivo do país nórdico admitiu que esta “semana não foi fácil. Na verdade, tem sido muito difícil”. “Quero acreditar que as pessoas olham para o que fazemos no trabalho e não para o que fazemos no nosso tempo livre.”

De acordo com a imprensa finlandesa, Sanna Marin disse que “às vezes também sente falta” de “alegria, luz e diversão no meio de nuvens escuras”. “Também sou humana.” Lamentando “as fotos e os materiais” que vieram a público nos últimos dias — como o vídeo da primeira-ministra a dançar ou as fotos em topless na sua residência oficial —, Sanna Marin reconheceu que o público não “gosta de ver” esses “momentos privados”.

No entanto, a primeira-ministra destacou que são momentos “privados”, que demonstram “alegria”. “Não perdi nenhum dia de trabalho, não faltei a nenhuma tarefa”, assegurou Sanna Marin no meio de aplausos da plateia. A governante fez depois uma comparação com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky: “Nestes dias, eu tenho pensado no Presidente Zelensky e no povo da Ucrânia, que está realmente a sofrer. Eu vou aprender. Estou a fazer o meu trabalho tão bem como posso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Garantindo que não se vai demitir após estas polémicas, Sanna Marin afirmou que vai continuar a fazer o “seu trabalho” para “construir um país mais forte” e continuar a ajudar a Ucrânia. Depois do discurso, a primeira-ministra recebeu abraços da plateia que a ouvia.

Na última semana, vieram a público vídeos de uma festa privada, em que a primeira-ministra é vista a dançar com um grupo de celebridades. “Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais”, assumiu a primeira-ministra finlandesa, acrescentando que confiava que “os vídeos nunca seriam publicados”, uma vez que tinham sido filmados “num evento privado”.

Finlândia. Vídeo de primeira-ministra e deputado a dançarem com celebridades obriga governante a reagir: “Não tenho nada a esconder”

Esta terça-feira, Sanna Marin foi alvo doutra polémica, depois de terem sido publicadas imagens captadas na residência oficial da primeira-ministra finlandesa, em que surgem amigas suas de topless e a beijarem-se. “Esse tipo de fotografia não devia ter sido captada, mas, além disso, nada de extraordinário aconteceu nesta reunião”, reconheceu a primeira-ministra.

Finlândia. Primeira-ministra pede desculpa por fotos de amigas em topless na residência oficial