O motivo será a falta de médicos. A Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, vai voltar a encerrar o seu bloco de partos, segundo informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde. Entre as 9h00 desta sexta-feira e as 9h00 de sábado, o bloco de partos encerra, mas o Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica mantém-se aberto. Na segunda-feira, a partir das 09h00, volta a fechar. A exceção dos próximos dias é o domingo, dia em que a maior maternidade do país estará a funcionar dentro da normalidade. Segundo avança o jornal Público, a falta de médicos não permitiu completar as escalas, levando ao encerramento do bloco de partos.

No mês passado, agosto, a Maternidade Alfredo da Costa, do Centro Hospitalar de Lisboa Central, encerrou o bloco de partos durante três dias. Neste mês de setembro voltou a acontecer em dois dias diferentes, situação que se repete neste fim de semana.

Nos restantes dois centros hospitalares da cidade de Lisboa, as maternidades estarão a funcionar em pleno, tanto no Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) como no Hospital Santa Maria (Lisboa Norte). No portal do SNS também não estão previstas quaisquer limitações de funcionamento nas maternidades do Hospital de Cascais, do Amadora-Sintra (Dr. Fernando Fonseca) ou do Beatriz Ângelo (em Loures).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR