Foi anunciado em junho, mas só agora é que vai estar disponível. O iOS 16, a versão mais recente do sistema operativo desenvolvido pela Apple para os smartphones da marca, foi revelado a 6 de junho, na conferência anual da empresa dedicada aos programadores.

A Worldwide Developers Conference (WWDC) levantou a ponta do véu sobre as principais funcionalidades prometidas para esta atualização de software. De acordo com o site da Apple, a atualização promete não só “novas opções de personalização, funcionalidades de inteligência artificial” mas também de desempenho.

Da saúde à produtividade, Apple lança mão cheia de atualizações de software

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora tenha sido apresentada no início de junho, só na semana passada, no evento de apresentação de novos produtos, é que foram anunciados os pormenores finais sobre esta atualização, incluindo a data de chegada ao iPhone.

A partir desta segunda-feira, 12 de setembro, já é possível fazer o download deste software que vai mudar vários pontos no iPhone. Para fazer a atualização do equipamento, bastará ir até às definições do iPhone e encontrar o menu de atualização de software nas definições gerais. Caso seja possível fazer a instalação, é hora de descarregar a atualização e depois esperar que o telefone reinicie. Fique a conhecer as principais novidades da atualização.

A maior mudança está no ecrã de bloqueio

O iOS 16 vai trazer um ecrã de bloqueio com um visual renovado, que permitirá a quem tenha um iPhone ter uma maior capacidade de personalização, adicionando widgets ou atividades que sejam mais úteis para cada utilizador.

A ideia é que se consiga personalizar não só a forma como são apresentadas ferramentas clássicas, como o relógio, mas também a forma como interagem com a imagem escolhida pelo utilizador para o ecrã quando o telefone está bloqueado. Por defeito, vai ser apresentado o relógio, o estado do tempo e uma fila de widgets, mas é possível escolher muitas outras opções, incluindo a possibilidade de ver como está a correr o desempenho físico nos anéis de atividade do dia.

A personalização não se fica por aqui, já que também será possível fazer sobressair a imagem favorita no ecrã de bloqueio (ajustando a posição do relógio para que não roube o protagonismo à imagem). A Apple chama a isto um efeito multicamadas, mas também é possível aplicar estilos que mudam automaticamente o filtro de cor, a tonalidade ou o tipo de letra. Ou, se preferir, escolher um conjunto de imagens que vão mudando de forma aleatória ao longo do dia.

Também as notificações vão ser ligeiramente diferentes neste ecrã de bloqueio. Em vez de ter as notificações a surgir de forma padronizada, pode escolher se quer ver as notificações em lista, de forma agrupada ou de forma oculta. Também a posição das notificações será diferente: em vez de aparecerem de cima, vão ser apresentadas na parte inferior do ecrã – mais uma vez, para não roubar o foco à imagem que está em destaque.

Nesta imagem é possível ver o relógio adaptado para acomodar a imagem, além das notificações a surgir na parte inferior do ecrã.

Outra funcionalidade nova é a possibilidade de ver atividades em direto a partir do ecrã de bloqueio. Encomendou comida para o jantar? Pode ver quanto tempo demora sem ser preciso desbloquear o iPhone. Ou então para acompanhar os resultados de um jogo de futebol, por exemplo.

Também pode definir se quer estar mais concentrado ou não diretamente a partir do ecrã de bloqueio. Nas opções de concentração, pode escolher as apps e as pessoas que quer silenciar ou autorizar. É possível escolher perfis diferentes, que apresentam a informação consoante o que está a fazer: se é o perfil de concentração, trabalho ou pessoal.

Tem uma gralha numa mensagem? Vai conseguir editar

Às mensagens, uma das aplicações mais usadas no iOS, a dona do iPhone promete fazer chegar “três das funcionalidades” mais pedidas pelos utilizadores, de acordo com o anúncio feito em junho. Agora vai chegar finalmente a possibilidade de editar mensagens para corrigir gralhas, o cancelamento de envios de mensagem e ainda marcadores para não se esquecer de responder mais tarde.

Vai ser possível editar gralhas nas mensagens enviadas.

Também será possível partilhar mais através das mensagens – sejam notas, lembretes, grupos de separadores do Safari ou até ouvir uma música ou ver um episódio de uma série diretamente nas mensagens, enquanto comenta com amigos.

Uma “ilha” no iPhone, mais ferramentas para emergência e um relógio Ultra. As novidades (mais caras) da Apple

Anular o envio de um email e pesquisa com mais capacidades

Na aplicação Mail, os donos do iPhone vão poder anular o envio de um email ou agendar a que horas é que pretendem que determinado email seja enviado. Estas são funcionalidades que já estão disponíveis no Gmail da Google, mas que não estavam disponíveis na aplicação para gerir o correio eletrónico do lado da Apple.

A pesquisa no email também foi melhorada, promete a Apple, e haverá a partir de agora avisos caso se esqueça de anexar um ficheiro ou de incluir destinatários.

A chegada das Passkeys

Em vez de usar uma palavra-passe, que tem de ser definida para cada serviço, a ideia é que possa usar as soluções de autenticação disponíveis no iPhone – como o reconhecimento facial ou a impressão digital, para aceder a sites, aplicações ou serviços.

Esta funcionalidade vai estar disponível para aceder a serviços extra-Apple, também. As Passkeys vão ser sincronizadas para a iCloud e podem ser recuperadas caso perca o iPhone, por exemplo.

E na área da inteligência? Vai poder recortar automaticamente objetos de fotos

Há um conjunto de funcionalidades que vão ser possíveis no iOS 16 com uma ajudinha da inteligência artificial. Os donos de iPhone vão poder separar ou isolar elementos de determinada fotografia. Tem uma fotografia interessante mas o fundo não é o mais apelativo? Vai ser possível separar isso, sem precisar de andar a fazer recortes em aplicações de edição de imagem.

Também vai ser mais fácil fazer algumas tarefas através de ações rápidas com texto detetável. Por exemplo, foi a uma loja onde havia uma peça de que gostou mas que só tem o seu tamanho disponível online. Em vez de tirar uma fotografia à referência, que precisa depois de copiar manualmente para procurar no site, o texto detetável vai acelerar esse processo. Também vai funcionar para fazer telefonemas, aceder a sites, converter moedas ou traduzir imagens a partir de fotografias ou da câmara do iPhone.

Que telefones são compatíveis com o iOS 16?

Normalmente, os iPhone que são compatíveis com esta atualização de software vão começar a indicar ao utilizador que existe uma atualização disponível. Mas vale sempre a pena passar os olhos pela lista de dispositivos compatíveis com o novo software. A lista completa disponibilizada pela Apple é esta:

  • iPhone 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max;
  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max;
  • iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max;
  • iPhone XS, XS Max, XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8, 8 Plus;
  • iPhone SE (2.ª geração ou posterior).

Assim, os equipamentos mais antigos a poder receber a atualização são os iPhone 8 e o X, apresentados em 2017. A esta lista de disponibilidades juntam-se também os equipamentos mais recentes, a gama iPhone 14, apresentados na semana passada, que só chegam às lojas no final desta semana, a 16 de setembro.

Vale ainda a pena recordar que a atualização de software é gratuita – se por acaso encontrar alguma indicação onde esteja algum valor associado é provável que se trate de uma tentativa de “phishing”, por exemplo.

Uma “ilha” no iPhone, mais ferramentas para emergência e um relógio Ultra. As novidades (mais caras) da Apple