O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, congratulou esta terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, pela vitória do partido do Kremlin nas eleições regionais no passado fim de semana, realizadas com pouco interesse dos cidadãos.

“Em nome do povo venezuelano, parabenizo o presidente Vladimir Putin pela contundente vitória do Partido Rússia Unida nas eleições regionais e municipais do último fim de semana. Um apoio contundente do povo russo que ratifica a sua liderança indiscutível”, escreveu no Twitter Maduro.

O ato eleitoral começou na sexta-feira e, segundo os primeiros resultados, foram eleitos 30.668 candidatos para cargos municipais e regionais, com grande maioria para o partido do Kremlin, que conquistou os governos de 12 das 14 regiões em disputa.

De acordo com o ex-Presidente russo e vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, as eleições corresponderam à lei eleitoral, enquanto vão ser investigadas infrações específicas.

O antigo chefe de Estado assegurou que o apoio recebido pela formação que preside prova que as autoridades estão no caminho certo, incluindo a sua política em relação à Ucrânia, onde desde fevereiro decorre uma “operação militar especial” que causou a morte a mais de 7.000 civis.

Com posição idêntica, o Presidente da Venezuela ressaltou esta terça-feira que os resultados ratificam a liderança incontestável de Putin, a quem reitera o seu apoio desde o início da invasão da Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR