O mau tempo que se faz sentir em todo o país provocou uma vítima grave em Massamá, na Grande Lisboa, na sequência de uma enchente provocada pela tempestade Danielle, que impediu entradas ou saídas da localidade para o IC-19. A vítima, do sexo masculino e com 32 anos, foi arrastada pela força das águas e acabou por sofrer uma paragem cardiorrespiratória. O Observador apurou que o homem se encontra na unidade de cuidados intensivos do Hospital São Francisco Xavier, com “parâmetros estáveis”.

O comandante dos bombeiros de Barcarena disse à CNN Portugal que o homem “foi assistido pelas equipas de emergência médica, e posteriormente, pela viatura médica no local”, acabando por ser reanimado. De acordo com a mesma fonte, a ação de cidadãos no local foi fundamental. “Houve um conjunto de populares, nomeadamente um senhor que tem um estabelecimento comercial na mesma rua, que deu logo início às manobras permitindo uma sequência muito eficaz das nossas equipas e a seguir da viatura médica”.

Imagens nas redes sociais dão conta dos momentos que se seguiram à enxurrada, permitindo perceber a força das águas.

Esta foi apenas uma das 719 ocorrências registadas pela Proteção Civil entre as 00h00 e as 16h00 desta terça-feira, relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e quedas de árvores, enquanto os Bombeiros Sapadores assinalaram em Lisboa outras 65 ocorrências.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até às 16h00 horas foram registadas 320 inundações, 187 quedas de árvores, 134 desobstruções de vias e 63 quedas de estruturas. Os distritos de Lisboa (245 ocorrências) e de Setúbal (61) foram os mais afetados pelo mau tempo, acrescentou. Em Lisboa, os Bombeiros Sapadores registaram 48 inundações, nove quedas de árvores, cinco quedas de estrutura, duas sinalizações de buracos e um curto-circuito.

Durante a madrugada desta terça-feira foi também dado o alerta para um movimento de massa na localidade de Sameiro, concelho de Manteigas, distrito da Guarda, tendo sido esta a ocorrência mais grave até agora registada devido às condições meteorológicas adversas.

Mau tempo. Chuva arrasta detritos e causa prejuízos no concelho de Manteigas

A fonte referiu à Lusa que, devido à chuva que caiu com intensidade nas áreas que foram destruídas pelo incêndio da serra no mês de agosto, ocorreu um movimento de terras e os detritos “foram para o leito do rio (Zêzere), que ficou alagado”.

No Facebook, o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse que “os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros”.

*Notícia atualizada às 17h15 com notícias sobre o homem ferido em Massamá