João Albuquerque, ex-presidente da Juventude Socialista Europeia, assumiu esta quarta-feira o mandato de deputado ao Parlamento Europeu, na delegação do PS, onde sucede a Manuel Pizarro, que deixou a assembleia para tomar posse como ministro da Saúde.

A substituição de Manuel Pizarro por João Albuquerque, 35 anos, que era o 11º candidato na lista do PS às eleições europeias de 2019, foi anunciada no hemiciclo de Estrasburgo e, numa declaração à Lusa, o novo eurodeputado afirmou que é “com enorme sentido de responsabilidade” que assume o lugar, considerando tratar-se de “uma responsabilidade acrescida por ocorrer em substituição de um excelente parlamentar” e que, disse, “será também um notável ministro da Saúde”.

“No momento de extraordinária dificuldade que vivemos na Europa, com um aumento generalizado do custo de vida, e que afeta de forma mais acentuada os mais jovens, procurarei focar o meu trabalho nos temas relacionados com o emprego e a justiça social. Em momentos de crise, é particularmente importante garantir a proteção social dos mais vulneráveis e assegurar que os problemas relacionados com as questões energéticas não representem um retrocesso nos objetivos assumidos pela Comissão em matéria ambiental”, declarou.

Natural do Barreiro, licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais e Mestre em História, Defesa e Relações Internacionais, João Albuquerque presidiu aos jovens socialistas europeus (YES, sigla de Young European Socialists) e ao longo dos últimos 15 anos trabalhou em diversas áreas, incluindo recentemente cargos de assessoria política.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Albuquerque sucede a Manuel Pizarro, que tomou posse no passado sábado como ministro da Saúde, na sequência da demissão de Marta Temido.

Manuel Pizarro é, oficialmente, ministro da Saúde. Marta Temido ocupa lugar de deputada