O Presidente da República recordou esta segunda-feira o antigo chefe de Estado Jorge Sampaio, que teria celebrado no domingo o seu 83.º aniversário, como “o grande senhor” da democracia portuguesa cujo “espírito inconformado continuará a ser uma referência”.

O Presidente da República, na data em que se assinala o aniversário do Presidente Jorge Sampaio, recorda com profunda saudade o grande Estadista, o grande Senhor da nossa Democracia, que, com luminosa inteligência e serenidade, lutou sempre pela liberdade e pela igualdade”, lê-se numa nota esta segunda-feira publicada na página da Internet da Presidência da República.

Marcelo Rebelo Sousa destaca que “o seu exemplo, o seu espírito inconformado, continuará a ser uma referência para todos aqueles que procuram paz e justiça”.

“Nesta data, presta homenagem ao Amigo de uma vida”, refere ainda a nota.

Nascido em 18 de setembro de 1939, Jorge Sampaio — que exerceu o cargo de Presidente da República entre 1996 e 2006 — morreu em 10 de setembro de 2021, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes do 25 de Abril de 1974, Jorge Sampaio foi um dos protagonistas da crise académica do princípio dos anos 60, que gerou um longo e generalizado movimento de contestação estudantil ao Estado Novo, tendo, como advogado, defendido presos políticos durante a ditadura.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS (1989-1992), presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995) e Presidente da República (1996 e 2006).

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Em 2013, fundou a Plataforma Global para os Estudantes Sírios, a que presidiu, e que tinha como objetivo contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.