Mais de sete meses depois de, em 7 de fevereiro, ter deixado a Alemanha rumo a Kaliningrado, um dos superiates ligados a Vladimir Putin está novamente em movimento.

A Forbes dá conta de que o “Graceful” foi avistado na costa da Estónia, com um novo nome: “Kosatka”, russo para “baleia assassina”. Na sua viagem, que poderá ter como destino São Petersburgo, o superiate está a ser escoltado por um navio armado da Guarda Costeira russa.

Não se sabe quando é que o “Kosatka” deixou Kaliningrado, mas a Forbes, que cita o serviço de localização de navios MarineTraffic, revela que o dispositivo para receber e transmitir sinais de rádio está desligado desde, pelo menos, 30 de agosto.

O Kosatka possui piscina coberta, uma pista de dança, um heliporto, suítes para até 12 convidados, uma adega que pode armazenar até 400 garrafas e armários de armazenamento de toalhas de piscina, que funcionam como bares de vodka.

Registado na Rússia, este e mais três outros superiate que poderão pertencer a Putin foram sancionados pelo Departamento do Tesouro dos EUA em 2 de junho. Para além do Kosatka, o Presidente da Rússia está ligado a mais cinco iates: Scheherazade, Olympia, Chayka, Shellest e Nega.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR