A Xiaomi revelou esta terça-feira novos produtos, que vão desde os smartphones até aos produtos mais virados para a casa, como aspiradores. A partir de Munique, na Alemanha, a empresa revelou a série 12T, composta pelo Xiaomi 12T Pro e pelo 12T, o plantel com que a marca chinesa quer jogar no competitivo campeonato das compras do último trimestre do ano.

A aposta na área da fotografia é clara: o 12T Pro, o equipamento mais dispendioso da série, é também aquele que tem as características mais avançadas. Este telefone está equipado com um sistema de câmara tripla, incluindo uma câmara grande angular de 200 megapíxeis (MP), com um sensor de imagem Samsung Isocell HP1. A câmara de 200 MP é acompanhada por uma ultra grande angular de 8 MP e uma câmara macro de 2 MP. À frente, este equipamento conta com uma câmara frontal de 20 MP.

A Xiaomi explica que, também através do recurso à inteligência artificial (IA), o 12T Pro vai ter mais alguns truques na área da fotografia, como fotografias com maior detalhe, mesmo quando se usa zoom, um modo de fotografia noturna mais apurado e focagem rápida. Outro dos exemplos do recurso à IA é a ferramenta Xiaomi ProCut. Numa altura em que uma parte das fotografias é captada para partilhar nas redes sociais, o telefone vai ter um truque na manga para apresentar automaticamente ao utilizador os enquadramentos mais favoráveis a cada imagem para ser partilhado – quadrado se quiser partilhar no feed do Instagram ou num formato ao alto se o destino for uma story, por exemplo. Consoante o formato, os elementos incluídos na foto são dispostos para garantir que tudo aparece na imagem.

Já no vídeo, este modelo Pro vai ser compatível com vídeo HDR10+ em 8K. Vai incluir também um modo Ultra Night Video, para garantir que é possível gravar mesmo em condições com menos iluminação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No interior, o 12T Pro conta com um processador Snapdragon 8+ Gen 1 e uma bateria de 5 mil mAh, com a marca a prometer que o telefone pode ser carregado a 100% em 19 minutos, tudo devido ao sistema HyperCharge de 120W. Esta proposta de carregamento abaixo da fasquia da meia hora já era, aliás, uma das funcionalidades do antecessor 12 Pro, testada em março pelo Observador.

Xiaomi 12 Pro. Este telemóvel vai dos zero aos 100 (de bateria) em 24 minutos? Fizemos o teste

Se pertence ao grupo de utilizadores que carrega o telemóvel durante a noite inteira, também há uma opção: a AdaptiveCharge, para manter a saúde da bateria. De acordo com a marca, em vez de carregar de forma rápida o telefone, há uma aprendizagem das rotinas dos utilizadores – quando percebe que não está a ser muito utilizado, vai carregando de forma mais gradual.

O ecrã do 12T Pro tem 6,67 polegadas e uma taxa de atualização de 120 Hz. A resolução é de 2.712 x 1220, com 446 ppi.

O 12T é, visualmente, bastante semelhante ao modelo Pro. As principais diferenças estão no interior do telefone e na câmara. Enquanto a câmara de destaque do Pro tem 200 MP, no 12T fica-se pelos 108 MP, com um sensor também fabricado pela Samsung, mas neste caso o Isocell HM6. Também a abertura é diferente – enquanto no Pro é de 1/1.22, no 12T é de 1/1.67. O 12T também contará com a ultra grande angular de 8 MP e uma câmara macro de 2 MP a acompanhar.

Outra diferença é o processador: no 12T é usado um MediaTek Dimensity 8100-Ultra. Com um processador e uma câmara principal diferente, o 12T não tem algumas das capacidades e truques de fotografia que são possíveis no Pro, através de inteligência artificial.

O Xiaomi 12T tem uma câmara de 108 MP.

Já em pontos como a dimensão do ecrã e resolução, os dois equipamentos estão em pé de igualdade. O 12T também vai ter o carregamento rápido de 120 W. O carregador vai ser incluído na caixa dos equipamentos, também ressalva a empresa.

Em Portugal, o 12T Pro custará 849,99 euros, num equipamento com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Devido a algumas diferenças nos equipamentos, o 12T custará menos 200 euros, ficando nos 649,99 euros, numa versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Os equipamentos vão ter um período de pré-venda em Portugal, de 5 a 12 de outubro. Durante este tempo, haverá um pack promocional – quem comprar o 12T Pro recebe como oferta o tablet Redmi Pad. Já a compra do 12T dá acesso ao relógio Redmi Watch 2 Lite.

Os equipamentos ficam disponíveis no mercado português a 13 de outubro, em duas cores, preto e azul.

Um novo tablet, auriculares e mais produtos para a casa

A Xiaomi pode ser mais conhecida pelos smartphones, mas continua a fazer crescer o ecossistema de produtos, desde os wearables e televisores até aos equipamentos para a casa.

No campo dos wearables, a empresa apresentou a Smart Band 7 Pro, que por enquanto não tem uma data concreta para chegada a Portugal. A empresa diz que chegará “brevemente”, mas já tem um preço – cerca de 100 euros. Esta band tem um ecrã retangular de 1,64 polegadas e permitirá reconhecer mais de 110 modos desportivos. Contará ainda com o sistema GNSS (Global Navigation Satellite System), sistema de satélite para navegação global, em português.

A nova Band vai ter várias opções de braceletes diferentes.

Na área dos tablet, a empresa desvendou o Redmi Pad, que chegará a Portugal com preços a partir de 299,99 euros, na versão com 4 GB de RAM e 64 GB e de 329,99 euros na versão com 4 GB e 128 GB. Este equipamento vai ter um ecrã de 10,61 polegadas, com taxa de atualização de 90 Hz e quatro altifalantes equipados com Dolby Atmos. É uma aposta virada para o consumo de multimédia, mas com uma câmara frontal de 8 MP com ultra grande angular, já a pensar nas chamadas de videoconferência. Conta ainda com uma bateria de 8000 mAh.

À semelhança de outras marcas, também a Xiaomi tem equipamentos na área dos auriculares sem fios. No evento desta terça-feira lançou os Redmi Buds 4 Pro e Redmi Buds 4. Ambos os equipamentos têm cancelamento de ruído e prometem ter várias horas de bateria com carregamentos de cinco minutos – até 6 horas nos Redmi Buds 4 e 9 nos 4 Pro. Já uma carga completa aumenta a autonomia até à faixa das 30 horas. Os Buds 4 vão custar cerca de 60 euros e os Buds 4 Pro cerca de 100 euros.

Na área da imagem, a empresa vai acrescentar mais um televisor à lista de equipamentos que já tem por cá. A Xiaomi TV Q2 Series estará disponível nos tamanhos de 55 e 65 polegadas, com preços de cerca de 700 e 900 euros, respetivamente. O novo equipamento tem tecnologia Quantum Dot Display e resolução 4K UltraHD.

Já na área dos gadgets para a casa, a aposta vai para um trio de aspiradores – dois com capacidade para aspirar, lavar e secar e um aspirador robótico. O Robot Vacuum X10+ funciona de forma autónoma e pode ser programado através de uma aplicação. Este aspirador robótico junta a função de aspiração e limpeza num único equipamento, fazendo também a limpeza e secagem da esfregona quando não está a ser usado. Vai estar disponível em Portugal até ao final do ano, a partir de cerca de 900 euros.

Este aspirador robô vai conseguir fazer a própria limpeza a partir da base de carregamento.

Por fim, nos aspiradores verticais, foi apresentada a série Truclean W10 Wet Dry, que mistura também a função de aspiração, limpeza e secagem. O equipamento Ultra vai permitir fazer a limpeza a alta temperatura (75º C), fazendo também a autolimpeza e o enchimento de forma automática do depósito de água, desde que haja água no depósito na base de descanso do equipamento.

Os dois aspiradores chegam ao mercado português até ao final do ano, com preços a rondar os 600 euros na versão Pro e cerca de 900 na versão Ultra.

O aspirador Ultra.

CyberOne, o robô humanóide da Xiaomi que promete ser capaz de reconhecer emoções dos humanos