O empresário ucraniano Vyacheslav Boguslaev, antigo diretor da Motor Sich, uma construtura de aviões com sede na cidade de Zaporíjia, foi detido por suspeitas de traição, avançam os meios de comunicação ucranianos.

Boguslaev, um dos homens mais ricos da Ucrânia e antigo deputado parlamentar, é suspeito de colaborar com as forças russas nas regiões ocupadas, incluindo Zaporíjia, fornecendo-lhes material, nomeadamente motores aeronáuticos, que eram utilizados para reparar e fabricar helicópteros usados nos ataques em território ucraniano, informaram os serviços de segurança da Ucrânia.

De acordo com o comunicado emitido pelos serviços de segurança, citado pela Agência Lusa, “para contornar as sanções impostas ao comércio com a Rússia, os envolvidos usaram estruturas comerciais controladas em três países do Médio Oriente, Europa e leste da Ásia”. Estas empresas “enviaram as ‘encomendas’ ao fabricante ucraniano, supostamente para responder às necessidades de uma parte estrangeira”, encaminhando-o depois para a Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo diretor da Motor Sich, de 83 anos, foi detido e levado para Kiev pelas autoridades ucranianas.

A Motor Sich, uma das maiores empresas de fabrico de aeronaves do mundo, foi criada em 1907, em Zaporíjia, no sul da Ucrânia. Boguslaev ocupou cargos de direção de 1988 até 2006, quando assumiu a posição de presidente honorário. A saída da presidência efetiva da Motor Sich coincidiu com o início da sua carreira política.

Em 2007, foi eleito para o Parlamento pelo Partido das Regiões, o grupo partidário pró-russo de Mykola Azarov e Viktor Yanukovych. Os ex-primeiro-ministro e Presidente fugiram do país em fevereiro de 2014 depois dos protestos de Kiev e o partido foi dissolvido em 2016. Depois de duas reeleições, em 2012 e 2014, pelo Partido das Regiões e como independente, perdeu o assento parlamentar em 2019.

Artigo atualizado às 15h40