A Maserati vai tornar-se no mais recente candidato à vitória do campeonato mundial de monolugares eléctricos, a Fórmula E, precisamente no ano em que a modalidade estreia um novo carro, o Gen 3. O construtor italiano associou-se à equipa ROKiT Venturi Racing e vai ter como pilotos Edoardo Mortara (3.º em 2022) e Maximilian Günther.

Novos Fórmula E vão ser mais potentes e mais leves

A Maserati não avança para a Fórmula E apenas pelo prazer de competir, mas sim porque acredita que estes fórmulas eléctricos são a solução ideal para desenvolver os automóveis a bateria que vai começar a vender e que, em breve, constituirão a totalidade dos veículos que pretende comercializar, pelo menos na Europa. E a estreia do Gen 3 pareceu a ideal para entrar na competição que, em 2023, vai organizar 17 corridas entre 14 de Janeiro e 30 de Julho do próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os novos Gen 3 foram revelados no ePrix do Mónaco de 2022. A potência sobe para 350 kW (476 cv) em qualificação e 300 kW (408 cv) em condições de corrida, com a capacidade de regeneração a ser de 250 kW no eixo dianteiro e 350 kW no traseiro, uma vez que montam um motor por eixo, colocando a geração total de energia durante as travagens nuns impressionantes 600 kW. O monolugar é ligeiramente mais curto entre eixos (2970 mm em vez de 3100 mm), com o peso a cair igualmente para 760 kg, sendo capaz de atingir um máximo de 322 km/h.

Se a equipa é experiente e capaz de se bater pela vitória, especialmente agora que conta com os meios financeiros e tecnológicos da Maserati, os pilotos agora apresentados são também uma mais-valia. Edoardo Mortara é experiente, tendo competido no DTM com o português Filipe Albuquerque, para passar a competir na Fórmula E em 2017 já com a equipa Venturi, que agora se passa a denominar Maserati MSG Racing. O segundo piloto é Maximilian Günther, mais jovem mas com uma generosa experiência nesta disciplina, apesar de ter sido apenas 19.º no campeonato de 2022, com a Nissan e.dams. Na presente época, que terminou a 14 de Agosto, Mortara foi 3.º no campeonato dos pilotos e a ROKiT Venturi Racing a 2.ª na competição reservada às equipas.