790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"O que é que esta equipa pode dar? Ser campeã do mundo." Fernando Santos não trava confiança e explica convocatória para o Mundial

Este artigo tem mais de 1 ano

O selecionador anunciou os 26 jogadores que vão representar Portugal no Qatar e detalhou algumas escolhas. Logo à partida, não travou confiança e disse que "acredita" que é possível ganhar o Mundial.

Portugal v Spain: UEFA Nations League - League Path Group 2
i

O selecionador nacional anunciou os 26 eleitos durante a tarde desta quinta-feira

NurPhoto via Getty Images

O selecionador nacional anunciou os 26 eleitos durante a tarde desta quinta-feira

NurPhoto via Getty Images

Instantes depois de anunciar os 26 jogadores que vão representar a Seleção Nacional no Qatar, Fernando Santos não teve dúvidas na hora de explicar o que é que esta equipa pode dar a Portugal. “O que é que pode dar? É ser campeã do mundo. Acredito que é possível, os meus jogadores acreditam que é possível. É isso que esta equipa pode dar”, atirou o selecionador nacional.

Os 26 escolhidos de Santos para o Qatar: José Sá, António Silva, Palhinha, Ramos e André Silva no Mundial

Em conferência de imprensa, num dos dias mais aguardados dos últimos meses no universo da Seleção, Fernando Santos explicou ainda a forma como desenhou a convocatória para o Qatar. “Foi a partir das nossas observações, daquilo que é o nosso trabalho, o trabalho que desenvolvemos. A análise dos jogadores ao longo da época, dos jogos. As nossas convocatórias foram sempre feitas tendo por base as observações que fazemos e isso não é nada de novo em relação ao nosso estilo de convocatória. Depois, foi a partir daquilo que pensamos, imaginamos e projetamos que pode a nossa forma de abordar o Mundial, potenciando ao máximo as capacidades dos nossos jogadores. Depois, em termos estratégicos, o momento defensivo e o momento ofensivo. Escolhemos estes 26, podíamos ter feito outras opções e temos sempre dúvidas de última hora, dúvidas no último dia. Mas a base é essa análise que fazemos”, acrescentou o treinador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Naturalmente, uma das questões suscitadas pela convocatória de Fernando Santos prende-se com a ausência de João Moutinho, que foi presença regular na Seleção nos últimos anos e que já tinha falhado as duas últimas jornadas da Liga das Nações. “Centramo-nos muito nas questões individuais. Esta semana vi muita gente, e até agradeço, a tomar decisões, a dizer qual a vossa convocatória, e acho isso muito interessante. É perfeitamente normal. Não é uma questão de deixar de fora A, B ou C, o plano é feito ao contrário. Não tem a ver com os jogadores, tem a ver com aquilo que perspetivamos para o Campeonato do Mundo”, explicou, abordando depois o facto de Portugal não contar com muitos alas de raiz.

“Não há planos alternativos, só há planos base. O alternativo é só caso o base não funcione, as situações que podemos ter em cada momento do jogo. É isso que fazemos no treino, no pouco tempo que temos. Procuramos ter mais do que uma possibilidade. O que importa é o plano do jogo e não tanto a questão do 3x4x3 ou do 4x4x2. Muitas equipas jogam em sistemas mais híbridos. O que fizemos foi olhar para a lista dos 55, para o potencial dos jogadores, e perceber qual a melhor forma de potenciar a capacidade dos jogadores. Agora temos de criar as condições para isso”, adiantou o selecionador nacional.

Mais à frente, Fernando Santos justificou o facto de não ter chamado Renato Sanches e de ter convocado Matheus Nunes, jogadores com características semelhantes. “Compreendo essas perguntas mas tínhamos de individualizar para responder. Fizemos uma lista de 55, tínhamos de ir jogador a jogador. O que é mais relevante é que são estes que vão ao Mundial. Não tenho dúvidas nenhumas de que tenho confiança absoluta neles. Desejo que todos os portugueses apoiem a Seleção Nacional, depois é discutível se podia ser o António, o João ou o Manuel. Os que foram convocados acham que foi justo, os que não foram acham que foi injusto. Isto é mesmo assim. Respeito todos os jogadores como sempre fiz e, se os coloquei nos 55, é porque tinha absoluta confiança de que todos me davam garantias. Depois tive de tomar uma opção e foi isso que fiz”, indicou. No que toca a Rafa, limitou-se a indicar que atualmente é um “não assunto”.

Portugal, França, Brasil e muitos mais. Todas as convocatórias já anunciadas para o Mundial do Qatar

Sobre Cristiano Ronaldo, o selecionador nacional desvalorizou o início de temporada mais atribulado do avançado português. “Se vem com mais fome? Vamos esperar, vamos ver, vinha sempre com fome em cima. Não falem do que era há um mês, há quatro jogos que joga. Vêm todos com uma fome para tornar Portugal campeão do mundo”, afirmou, defendendo depois que França é a grande favorita a ganhar o Mundial. “É como nos campeonatos nacionais, quando se começa o favorito é quem ganhou o último. Logo, o favorito é França, que é a campeã do mundo. Depois há um conjunto de equipas que acreditam que podem ser campeões do mundo e nessa condição, nesse lote, está Portugal”, completou.

As reações dos convocados, de Ronaldo a António Silva e passando por Otávio

Cristiano Ronaldo foi um dos primeiros a reagir à convocatória de Fernando Santos. “Uma vez mais, prontos para elevar bem alto o nome de Portugal! São 26 os nomes na lista do mister Fernando Santos mas estamos todos convocados! Força, Portugal”, escreveu o capitão da Seleção numa publicação no Instagram.

Já António Silva, que soube durante um evento na terra natal de Penalva do Castelo que tinha sido convocado pela primeira vez para a Seleção Nacional, reagiu num misto de orgulho e surpresa. “Claramente que estou surpreso, porque sendo a primeira convocatória era algo que não estava à espera. Mas estando a jogar no Benfica era algo que podia acontecer, estava pré-convocado, vi a convocatória e estou muito feliz por ter sido selecionado”.

O defesa de 19 anos aproveitou ainda para agradecer aos pais e recordar o trabalho dos últimos anos. “Sem dúvida de que o suporte dos meus pais foi muito importante para mim enquanto jogador. Passei momentos muito difíceis no Benfica e, olhando para trás e vendo aquilo que estou a conquistar, que ainda é curto para aquilo que ambiciono, é algo de importante. Sem dúvida de que o apoio que os meus pais me deram durante este tempo todo foi crucial para eu poder estar aqui a falar. Por isso, agradeço muito aos meu pais que estão cá hoje a presenciar isto e estão muito orgulhosos de mim”, atirou o central do Benfica, em declarações transmitidas pela CNN Portugal.

Também Vitinha, médio do PSG, reagiu à convocatória nas redes sociais. “Orgulhoso de poder representar o nosso país num Mundial. Juntamente com todos os atletas, treinadores e staff assumiremos a responsabilidade de representar toda uma Nação. Juntos vamos honrar as cores da nossa bandeira. O sonho continua…”, disse o jogador no Instagram.

Matheus Nunes também aproveitou para expressar a sua felicidade por ter sido chamado. Numa curta mensagem no Instagram, o médio do Wolverhampton disse que a chamada ao Mundial é “um sonho de menino realizado”.

“É uma honra fazer parte desta equipa” — foi assim que Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, reagiu à convocatória de Fernando Santos. O lateral esquerdo deixou ainda uma promessa a todos os adeptos portugueses: “Tudo faremos para ficares orgulhoso”.

Também Otávio salientou o “orgulho” em poder representar as cores portuguesas no Qatar. Na sua conta de Twitter, o médio, nascido no Brasil e que se naturalizou o ano passado, partilhou um vídeo curto com alguns dos seus melhores momentos de quinas ao peito, deixou uma garantia. “Faremos o nosso melhor para deixar todos os Portugueses orgulhosos”.

Também Rafael Leão, cuja presença no Campeonato do Mundo marca a estreia por Portugal numa grande competição, se manifestou nas redes sociais, frisando que a convocatória representa “um momento de orgulho pra mim e para a minha família”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora