Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, garante que a posição da Ucrânia no caso da queda de um míssil em território polaco é “transparente”. “Nós esforçamo-nos para estabelecer todos os detalhes, todos os factos”, garantiu.

Polónia não ativa artigo 4.º da NATO. Duda diz que foi um “infeliz acidente”, mas culpa continua a ser da Rússia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No habitual discurso, Zelensky voltou a apelar – pela segunda vez no dia – que seja permitido à Ucrânia fazer parte da investigação internacional e que os seus especialistas tenham acesso aos dados e ao local onde caiu o míssil. “Todas as nossas informações são de livre acesso. Temos estado a partilhá-la com os nossos parceiros desde essa noite, desde as primeiras horas”, afirmou.

O Chefe de Estado falou ainda da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a nova onde de ataques russos à Ucrânia. O encontro também serve para “clarificar as circunstâncias de como a agressão russa cruzou a fronteira polaca”, apontou.

O Presidente ucraniano já se tinha mostrado convencido de que o míssil que caiu na aldeia de Przewodow, na Polónia, não era ucraniano. “Não tenho dúvidas de que não era um míssil nosso”, sublinhou em declarações aos jornalistas.

“Não há dúvidas” de que míssil que atingiu Polónia não é ucraniano, diz Zelensky

Durante o dia foram surgindo novas informações sobre o caso, com o Presidente polaco, Andrzej Duda, a assumir que há uma grande probabilidade de o míssil pertencer ao sistema de defesa aéreo da Ucrânia. A hipótese é que terá caído em território polaco quando tentava abater um míssil russo. “Nada prova que tenha havido um ataque intencional contra a Polónia”, afirmou, descrevendo o caso como um incidente infeliz.