Siga aqui o liveblog sobre a guerra

O Reino Unido enviou pela primeira vez um helicóptero para a Ucrânia no quadro do programa de apoio ao país invadido pela Rússia, disse hoje o Ministério da Defesa britânico.

O ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, que se encontra na Noruega a discutir representantes aliados os meios de apoio à Ucrânia disse que Londres vai também enviar para Kiev um carregamento suplementar de 10 mil munições de artilharia.

O nosso apoio à Ucrânia é inabalável. As munições suplementares vão ajudar a Ucrânia a garantir a segurança nos territórios reconquistados à Rússia nas últimas semanas”, disse ainda Ben Wallace, através de um comunicado.

No documento indica-se o “primeiro envio de helicópteros Sea King que vão dotar a Ucrânia de capacidades de salvamento e busca essenciais”.

Rishi Sunak visita Kiev e reitera apoio do Reino Unido à Ucrânia na luta por uma “paz justa”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro de três aparelhos já foi enviado para o país.

Até ao momento, o Reino Unindo forneceu a Kiev sistemas de defesa antiaérea e drones (aparelhos não tripulados) mas nunca tinha enviado helicópteros.

Segundo o comunicado, as forças britânicas formaram dez equipas do Exército ucraniano e engenheiros que vão operar os Sea King.

A ajuda militar britânica inclui ainda “125 canhões antiaéreos e de tecnologia para conter drones alegadamente fornecidos pelo Irão, assim como dezenas de radares e de equipamento eletrónico anti drones.