O general Abreu Muhengo “Kamorteiro”, que assinou em 2002 os acordos de paz entre o governo e a UNITA morreu esta segunda-feira, anunciou a Televisão Pública de Angola (TPA) que cita “fonte oficial”.

O general, atual chefe de Estado Maior adjunto para a Área Operacional de Desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas, estava internado no Hospital Militar Central.

O dirigente militar, cujo nome de guerra significa em língua umbundu pequeno morteiro, foi especialistas de artilharia terrestre na extinta FALA, braço militar da UNITA e um dos co-signatários dos acordos de paz para Angola, rubricados a 4 de abril de 2002, entre o Governo suportado pelo MPLA e a UNITA, ao lado do general Armando da Cruz Neto, então chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA).

A morte em combate do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, a 22 de fevereiro de 2022, determinou o fim das hostilidades no país, permitindo a assinatura do Memorando de Entendimento do Luena (Moxico), complementar ao Protocolo de Lusaca, de 1994.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Abreu Muhengo Ukwachitembo “Kamorteiro”, que nasceu em 1959, na província do Bié, era por altura da morte de Jonas Savimbi, o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA) da UNITA.

Após a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, em Luanda, já enquadrado nas Forças Armadas Angolanas, com cargo de chefia, dedicou-se a terminar a sua formação académica em História.

Nas redes sociais têm sido publicadas mensagens de pesar, como foi o caso, no Twitter, do deputado e secretário provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui.