O WhatsApp, o serviço de troca de mensagens que é controlado pela Meta, anunciou que está a implementar uma nova funcionalidade. Chama-se “Message Yourself” e vai permitir que os utilizadores enviem mensagens para si próprios. A ideia é que seja possível usar este tipo de área como bloco de notas e para guardar lembretes ou até fazer listas de compras.

A funcionalidade foi oficializada esta segunda-feira, com a empresa de Mark Zuckerberg a confirmar ao TechCrunch uma funcionalidade que já tinha sido avançada pelo site WABetaInfo, em outubro.

A Meta confirmou que esta novidade vai chegar aos utilizadores tanto da versão Android como iOS, a nível global, ao longo das próximas semanas. A funcionalidade já estava a ser testada em versão beta por alguns utilizadores, que normalmente têm acesso a ferramentas que ainda estão na fase de teste. É a partir da reação desses utilizadores que o WhatsApp afina funcionalidades e percebe se vale a pena ou não disponibilizá-las a todos os utilizadores.

Vai ser bastante prático usar este tipo de mensagens: quando tentar iniciar uma conversa, o seu contacto vai ser o primeiro nome da lista. Ao tocar, é aberto um habitual espaço de conversa que pode ser usado como bloco de notas. Vai ser também possível marcar esta conversa no topo da lista, para garantir que o acesso é mais fácil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

WhatsApp vai deixá-lo fazer “mute” a participantes barulhentos nas chamadas de grupo

A funcionalidade pode ser nova no WhatsApp, mas alguns utilizadores já tinham truques para conseguir usar o WhatsApp como espaço de notas. Bastava ter o próprio número na lista de contactos e abrir uma nova conversa.

O TechCrunch nota que alguns dos rivais do serviço de mensagens da Meta já tinham funcionalidades do género, como por exemplo a “Note to self” do Signal.