As instituições diplomáticas ucranianas continuam a ser alvo de ataques. Esta segunda-feira, 5 de dezembro, a guarda nacional espanhola terá intercetado três cartas manchadas com sangue, contendo no interior olhos de animais, dirigidos à embaixada da Ucrânia em Madrid, aos consulados ucranianos em Barcelona e  Málaga, informou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Oleg Nikolenko, citado pelo jornal ucraniano The Kiev Independent.

Esta não é a primeira vez que se registam ataques contra o corpo diplomático ucraniano noutros países — no total, e em menos de uma semana, registaram-se já 21, diz o jornal espanhol ABC. Na sexta-feira, 2 de dezembro, foram embaixadas ucranianas na Hungria, Países Baixos, Itália e os consulados em Nápoles e Cracóvia, bem como na cidade checa de Brno, a receberem os envelopes com os olhos de animais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 30 de novembro chegou à embaixada da Ucrânia em Madrid uma carta-bomba, endereçada ao embaixador ucraniano, que explodiu, deixando um dos funcionários com ferimentos leves. Encomendas com o mesmo conteúdo chegaram ainda à embaixada dos Estados Unidos, em Madrid, ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e à ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles.

Carta-bomba. Explosão na embaixada da Ucrânia em Madrid faz um ferido ligeiro

A 3 de dezembro as autoridades espanholas conseguiram identificar a cidade origem das cartas com explosivos: Valladolid, no noroeste de Espanha.

Ainda não foram, no entanto, identificados os autores dos ataques. Oleksii Reznikov, ministro da Defesa ucraniano, tem vindo a culpar a Rússia, mas o Kremlin já negou publicamente o envolvimento nas cartas enviadas às embaixadas e consulados.