Cristiano Ronaldo desmanchou-se em lágrimas a caminho do balneário da seleção depois de Portugal ter perdido por 1-0 frente a Marrocos e ter sido eliminado nos quartos de final do Mundial no Qatar — o último da carreira do internacional português.

As imagens estão a correr nas redes sociais. Quando o árbitro apitou o fim do jogo, Cristiano Ronaldo deixou-se cair em campo e acabou por abandonar o relvado com as mãos no rosto, visivelmente consternado. No corredor para o balneário, não segurou as lágrimas e começou a chorar.

A despedida de Portugal do Mundial no Qatar coincide também com a saída de Cristiano Ronaldo, 37 anos, dos campeonatos do mundo. Em homenagem, a FIFA publicou um vídeo de 38 segundos com alguns dos melhores momentos do avançado português nas competições da federação e escreveu: “Um mito. Uma lenda. Uma máquina.Obrigado , Cristiano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Noutras imagens, publicadas nos minutos seguintes ao fim do jogo no Twitter, a página oficial da FIFA para o Mundial de 2022 mostra fotografias de Cristiano Ronaldo perturbado com a derrota portuguesa, mas também a ser consolado por atletas da equipa adversária. “Respeito acima de tudo”, elogiou a FIFA. Entre essas fotografias, foram colocadas também imagens da celebração marroquina.

Cristiano Ronaldo foi o primeiro atleta da equipa portuguesa a sair do campo após o apito final, dirigindo-se para os balneários sem cumprimentar nenhum membro da equipa — futebolistas ou técnicos. Um homem tentou aproximar-se dele, mas foi afastado pela segurança, e Ronaldo seguiu caminho para fora de campo.

CR7 não foi titular neste jogo contra Marrocos, como já não tinha sido nos oitavos de final contra a Suíça. Mas, ao entrar em campo já na segunda parte, atingiu mais um recorde: tornou-se um dos futebolistas com com mais aparições internacionais em seleções masculinas — 196, a mesma marca que Bader Al-Mutawa, do Kuwait.