Chama-se “ciclone bomba” e está a afetar os Estados Unidos e a vida de todos os norte-americanos que se querem deslocar durante a época natalícia. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA lançou um alerta para o desenvolvimento deste fenómeno e para a queda extrema das temperaturas que deve acontecer no país.

Em causa está a passagem de uma massa de ar do ártico que pode atingir uma pressão equivalente a um furacão de categoria 2 e que é conhecida pela descida extrema das temperaturas. Segundo o jornal The Guardian, é esperado que o “ciclone bomba” provoque “frio extremo”, ventos fortes e neve que pode chegar aos 30 centímetros.

Os serviços alertam para o facto de as temperaturas mínimas poderem ser fatais, num momento em que se espera a circulação de mais de 110 milhões de norte-americanos devido às comemorações natalícias e às viagens habituais nesta época festiva e sendo possível que atinja o centro e a costa Leste do país com “maior intensidade”.

As temperaturas deste “ciclone bomba único numa geração”, como se refere o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, podem chegar aos 20/30 graus negativos, mas o vento poderá tornar a sensação térmica ainda mais intensa.

Um dos registos mais extremos até ao momento registou-se em Cheyenne, no estado do Wyoming, onde a temperatura caiu 32 graus em oito minutos, mas as autoridades alertam para a possibilidade de haver estradas congeladas, apagões e congelamentos repentinos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR