Foi uma segunda-feira de Boxing Day para Darwin Núñez esquecer. Na frente de ataque do Liverpool, o uruguaio desperdiçou várias ocasiões para marcar contra o Aston Villa. Do mal de uns, aproveitam-se os outros. Stefan Bajcetic, médio de 18 anos lançado por Klopp nos reds, fez o que o ex-Benfica não foi capaz de fazer, ou seja, marcou e encantou as bancadas de Anfield.

A reação do médio ao momento vivido não podia ter sido mais efusiva. “O melhor momento da minha vida, algo com que sonho desde que comecei a jogar futebol. O trabalho é compensado com momentos como este”, escreveu nas redes sociais, junto de uma foto em que comemorava o golo obtido diante do Aston Villa.

Foi um momento que levou o estádio a animadas celebrações e que ficou marcado na história de um jovem cujas raízes familiares têm passagem por Portugal. Stefan Bajcetic nasceu em Vigo, em 2004. O nome pode soar pouco espanhol, o que é natural visto que herdou o apelido do pai, Srdjan Bajcetic, detentor de nacionalidade sérvia que também passou ao filho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Srdjan também foi jogador de futebol. Fez carreira na Sérvia, em Espanha, em Portugal e na China. O passado no Celta de Vigo levou a que o amor o unisse a uma mulher galega. Stefan, que se estreou a marcar ao serviço do Liverpool, é resultado desse matrimónio. Depois de Srdjan representar o Celta, o Bajcetic mais velho viveu uma experiência no Sp. Braga. Nos guerreiros do Minho, realizou 25 jogos e anotou cinco golos ao longo da temporada 1997/98.

Stefan Bajcetic viria a nascer alguns anos mais tarde. 18 e 65 dias depois de ter vindo ao mundo tornou-se no segundo jogador espanhol mais novo de sempre a marcar na Premier League, só superado por Fàbregas que conseguiu o mesmo feito aos 17 anos e 113 dias. No que diz respeito a jogadores do Liverpool, foi o terceiro mais rápido a conseguir um golo na Premier League, sendo superado por Michael Owen com 17 anos e 143 dias e Raheem Sterling com 17 anos e 317 dias.

O pai, Srdjan Bajcetic, comentou o momento que o filho ultrapassa. Ao jornal espanhol Marca, o ex-Sp. Braga disse estar “extremamente orgulhoso, mas mais do que pela a estreia e pelo recorde, pela forma como Stefan tem evoluído nos últimos anos”. A treinar com a equipa principal do Liverpool desde o princípio da temporada, o jogador de 18 anos conseguiu surpreender até o pai. “Ninguém poderia esperar que tudo fosse tão rápido. Ficámos surpreendidos quando fez a pré-temporada com a equipa principal e depois continuou treinar regularmente”, acrescentou o progenitor.

Tratando-se de um jovem em ascensão, Stefan Bajcetic já começou a sua carreira nas seleções jovens. Para já, a escolha recaiu sobre a Espanha, onde já realizou internacionalizações pela equipa Sub-18. Sendo também detentor de nacionalidade sérvia, não é certo que, no futuro, continue a representar La Roja. “O Stefan tem mais ligação com a Espanha do que com a Sérvia. No futuro nunca se sabe o que pode acontecer”, acrescenta o pai. Ainda assim, representar a Espanha “não é uma decisão que tenha tomado por interesse”.