Cristiano Ronaldo vai-se estrear no futebol saudita esta tarde (17h, BolaTV) representando o Al Nassr e, ao mesmo tempo, o rival Al Hilal. Uma realidade desenhada no Médio Oriente, zona do globo que nos tem apresentado cada vez mais formas novas de ver o futebol.

Por 10 milhões de euros pagou-se um reencontro entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi num momento em que a carreira de dois dos melhores de sempre se encontra numa fase descendente. Esse valor convenceu o PSG, cuja propriedade tem ligações ao Qatar, a deslocar-se ao país saudita, cumprindo com compromissos publicitários que incluíam uma tour por esta zona do globo e a realização de um jogo contra o um combinado de jogadores do Al Nassr, equipa de Cristiano Ronaldo, e o Al Hilal, campeão saudita, rivais de Riade que fizeram um armistício para se unirem em torno do evento que pode marcar o último encontro entre Ronaldo e Messi num campo de futebol.

A estreia oficial do jogador português ao serviço do Al Nassr só acontece no domingo frente ao Al-Ettifaq, numa partida transmitida pela Sport TV, canal que adquiriu esta semana os direitos de transmissão da Liga Saudita. Antes de desenvolver a relação com os colegas de balneário, vai também ter que se entrosar com os jogadores do Al Hilal. À disposição de Marcelo Gallardo, técnico que vai gerir a partir do banco os conjunto de jogadores dos dois clubes, vão estar jogadores de valor reconhecido. Além de Ronaldo, o argentino vai contar com nomes como Luiz Gustavo, Talisca e Pity Martínez, provenientes do Al Nassr. Já o Al Hilal cede André Carrillo, Matheus Pereira e Moussa Marega ao encontro.

No Mundial do Qatar, a Argentina de Messi que acabou por conquistar a competição encontrou, averbou uma derrota. Logo na primeira jornada na fase de grupos, a alviceleste perdeu diante a Arábia Saudita. O golo da vitória da seleção do Médio Oriente foi anotado por Salem Al Dawsari, avançado do Al Hilal disponível para o encontro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que vai encontrar Cristiano Ronaldo no campeonato saudita? “É impossível dizer que as condições são iguais às da Europa”

O PSG vai contar com os portugueses Vitinha, Danilo, Renato Sanches e Nuno Mendes, defesa ainda à procura da melhor condição física depois de se ter lesionado no Campeonato do Mundo, que se juntam a Neymar e Mbappé. Nordi Mukiele e Marco Verratti não viajaram com a comitiva francesa para ficarem em Paris a cargo do departamento médico.

Quem não vai falhar o encontro são Cristiano Ronaldo e Messi, o que faz tudo o resto parecer acessório, que o diga o milionário que adquiriu um bilhete para o jogo ao preço de 2,4 milhões de euros e que lhe dá também direito a visitar os bastidores do jogo e conhecer as duas estrelas. Apesar de não jogar desde 10 de dezembro, o internacional português não deve ser exposto a uma grande carga de esforço neste jogo visto estar acordado que não está em campo mais do que 45 minutos. Quanto ao argentino, não é conhecida qualquer limitação de minutos.

Os dois jogadores vão-se encontrar pela 37.ª vez. No que toca a confrontos entre os dois, Lionel Messi venceu 16 vezes e Cristiano Ronaldo ganhou em 11 ocasiões. Em termos de golos, o campeão do mundo também foi feliz mais vezes, registando o seu nome na lista de marcadores em 22 ocasiões, tendo ainda realizado sete assistências, enquanto o capitão da seleção nacional concretizou 21 golos e efetuou seis assistências.

A separação em Manchester, o acordo em Madrid e os passeios em Riade: as primeiras semanas da segunda vida de Ronaldo

Nem um reencontro entre dois jogadores que marcaram uma geração — Ronaldo venceu cinco Bolas de Ouro e Messi sete — agrada a todos. O treinador do Al Nassr, Rudi Garcia, disse ao L’Équipe não estar agradado com o jogo. “Como treinador do Al Nassr, não posso estar feliz com estes encontro. Para o desenvolvimento [do futebol no país], para ver o PSG, para ver os grandes jogadores da equipa parisiense, isso é bom. No entanto, temos um jogo para o campeonato três dias depois. Em termos de agenda, podia ter sido melhor pensado”, afirmou o técnico francês.

O treinador do PSG, Christophe Galtier mostrou-se conformado com a decisão. “O acordo estava feito desde a época passada, o clube deve respeitar isso. Se foi bem agendado? Temos que respeitar o acordo”, comentou o líder da equipa que, no que que diz respeito a jogos oficiais, defronta o Pays de Cassel do sexto escalão do futebol francês para a Taça de França na segunda-feira depois da derrota com o Rennes na última jornada da Ligue 1.

O PSG chegou esta quarta-feira ao Qatar onde treinou perante 30 mil pessoas no Estádio Khalifa, em Doha, um dos recintos que acolheu o Mundial 2022. Entretanto, já nesta quinta-feira, a equipa francesa viajou para a Arábia Saudita onde vai realizar o jogo amigável com os sauditas no Estádio Internacional Rei Fahd.