O Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, assume os investimentos do município na Jornada Mundial da Juventude, mas reitera o compromisso de investir até “35 milhões de euros” — e salienta as expetativas de um “retorno enorme”.

À margem da assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara de Lisboa e a Comunidade de Madrid, o autarca diz não ter dúvidas do retorno do investimento: “O retorno vai ser multiplicado, tudo isto que vamos investir, vai ser multiplicado por 10 ou por 20.”

O autarca destaca que, quando assumiu o cargo, começou “do zero” e que “não estava nada feito”. “Nós tínhamos que ir para um processo que seria uma adjudicação direta, mas eu fui muito mais longe. Eu disse: eu não vou fazer uma adjudicação direta pura. Vamos consultar várias empresas” e “assim foi”, afirma Carlos Moedas.

A Jornada Mundial da Juventude realiza-se em Lisboa entre 1 e 6 agosto. Como o Observador noticiou, a Câmara Municipal de Lisboa adjudicou uma empreitada de 4,2 milhões de euros para a construção do altar-palco onde o Papa Francisco vai presidir às celebrações finais do evento, mas que pode ultrapassar os cinco milhões — um investimento que tem gerado controvérsia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estudos, empreitadas e mais de 13 milhões de euros. Os contratos públicos que o Estado já fez para a Jornada Mundial da Juventude

No total, a obra no Parque Tejo custará 21,5 milhões de euros — entre estudos, projetos, empreitadas, fundações, infraestruturas e a construção de uma ponte pedonal sobre o rio Trancão — , destes, a autarquia estima que 19 milhões de euros sejam um investimento que fica para o futuro.

Um investimento para o futuro e o “maior evento da história do país”. As explicações da Câmara de Lisboa sobre as obras da JMJ 2023