Siga em direto o liveblog da guerra na Ucrânia

Os estudantes das escolas secundárias da Rússia vão começar a receber uma introdução ao treino militar a partir de setembro deste ano, destaca o Ministério da Defesa britânico no seu relatório de informações diário sobre os desenvolvimentos da guerra na Ucrânia.

“Nas últimas semanas, o Ministério da Educação russo deu mais detalhes sobre a implementação do já anunciado plano de incluir formação militar básica no currículo das escolas secundárias russas”, diz Londres.

Segundo a nota, o curso inclui um módulo destinado a ensinar os estudantes a operar espingardas AK e granadas, durante o qual vão ser realizados exercícios militares e ensinadas as saudações militares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os jovens estudantes também vão aprender a usar equipamento militar de proteção individual.

Estas lições vão tornar-se obrigatórias a partir do dia 1 de setembro de 2023, diz ainda o Ministério da Defesa do Reino Unido. Além disso, os estudantes universitários também vão começar a receber treino militar básico nas instituições de ensino superior.

“Estas iniciativas reforçam a atmosfera cada vez mais militarizada na Rússia em tempo de guerra”, diz Londres, acrescentando que também se trata de uma “provavelmente deliberada evocação da União Soviética”, uma vez que este tipo de formação militar nas escolas foi obrigatória até 1993.