Aos 51 anos, Stella McCartney foi investida pelo Rei Carlos III como Commander of the Most Excellent Order of the British Empire, a terceira honra mais elevada da Ordem do Império Britânico. A distinção foi-lhe apontada em 2022, como parte das celebrações do Jubileu da Rainha Isabel II. Foi a última vez que a monarca cumpriu a tradição anual de anunciar uma lista de honras antes de morrer, no passado mês de setembro.
“Orgulhosa por este reconhecimento do meu trabalho na moda, sustentabilidade e além”, escreveu a criadora de moda num post na sua conta de Instagram, onde podemos vê-la em frente a Carlos III, durante a cerimónia. O vestido que usou, explica na mesma publicação, foi feito à medida com lã regenerativa (um tipo de fibra de lã produzido recorrendo a uma técnica que tenta replicar o processo natural do ecossistema). Calçou pumps de cetim do seu arquivo e combinou com uma clutch, ambos “inteiramente vegan”, pode ler-se. Em 2013, já tinha sido apontada com a classe imediatamente inferior desta ordem, com o título de “Officer”.

A designer após a distinção © Getty Images
A investidura da criadora de moda aconteceu esta terça-feira, 7 de fevereiro, no Castelo de Windsor. Skin, vocalista dos Skun Anansie, foi investida no mesmo dia com a honra de Officer of the Most Excellent Order of the British Empire, a quarta na hierarquia da Ordem do Império Britânico. Aos 55 anos, Deborah Dyer (que é mais conhecida pelo seu nome artístico) recebeu a honra que lhe foi apontada por Isabel II em 2021, pelos serviço prestado à música.


▲ Deborah Dyer, vocalista dos Skunk Anansie, e Sir Nicholas Coleridge, presidente do V&A Museum, foram também investidos
Getty Images
Houve ainda uma terceira investidura no Castelo de Windsor. Sir Nicholas Coleridge, presidente do V&A Museum, recebeu a Knight Grand Cross of the Most Excellent Order of the British Empire, que lhe atribui o título de cavaleiro. É a honra mais elevada da Ordem do Império Britânico e foi-lhe apontada por Isabel II na lista de honras de 2022.