O Presidente chinês, Xi Jinping, vai realizar uma visita de Estado ao Irão, anunciou esta quinta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, após o líder iraniano, Ebrahim Raisi, ter concluído uma visita de três dias a Pequim.

Xi “aceitou com prazer o convite” do seu homólogo para visitar Teerão, segundo um comunicado conjunto, publicado pelo ministério, que não especificou data.

A última visita de Estado do Presidente chinês ao Irão ocorreu em janeiro de 2016.

O anúncio surgiu no terceiro e último dia da deslocação de Raisi a Pequim. Foi a primeira visita de Estado de um Presidente iraniano à China em mais de 20 anos.

Parceiros políticos e económicos, os dois países enfrentam pressões por parte dos países ocidentais, nomeadamente devido às suas posições face à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O Irão enfrenta também duras sanções dos Estados Unidos, devido ao seu programa nuclear.

Os dois países apelaram ao levantamento das sanções, dizendo que “garantir os dividendos económicos do Irão” é uma “parte importante” do acordo nuclear, assinado em 2015.

Pequim e Teerão também pediram a “implementação plena e efetiva” do acordo, culpando a “retirada unilateral dos Estados Unidos” pelas tensões atuais.

O Irão é um dos últimos grandes países a oferecer apoio à Rússia, que foi vetada ao isolamento diplomático, desde o início da intervenção militar na Ucrânia, no final de fevereiro de 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os países ocidentais acusam a República Islâmica de fornecer a Moscovo veículos aéreos não tripulados (“drones”) militares armados, que estão a ser usados contra a Ucrânia. Teerão negou aquelas acusações.

Na terça-feira, Xi Jinping elogiou a “solidariedade” nas relações China – Irão, dizendo que “perante a situação complexa, provocada pelos desenvolvimentos no mundo, China e Irão apoiam-se, mostram a sua solidariedade e cooperam”.

China e Irão comprometem-se a acelerar planos de cooperação

A China e o Irão concordaram também em acelerar a implementação dos seus planos de cooperação e defenderam a importância de manter a paz e a estabilidade na região do Golfo Pérsico “independentemente das alterações na situação internacional”.

“Os dois chefes de Estado reiteraram que desenvolver um relacionamento estratégico próximo é uma escolha histórica feita pela China e pelo Irão, como duas civilizações antigas do leste e do oeste da Ásia”, refere o comunicado.

O documento acrescenta que a China e o Irão estão empenhados em “reforçar” as suas relações bilaterais e que Pequim apoia o país persa a desempenhar um “maior” papel nos assuntos internacionais e regionais.

“A China opõe-se firmemente às forças externas que interferem nos assuntos internos do Irão”, lê-se na declaração conjunta, que reafirma o apoio do Irão à política “Uma só China”, vista por Pequim como uma garantia da sua soberania sobre Taiwan.

O documento também condena “todas as formas de terrorismo” e opõe-se a “padrões duplos” na luta contra o terrorismo ligado a “grupos étnicos e religiões específicas”.

Sobre questões de Direitos Humanos, Pequim e Teerão assinalaram que estas devem “ser integradas nas condições reais de cada país”, tendo em conta as diferentes “culturas, História, sistemas sociais e níveis de desenvolvimento económico”.

As duas partes também assinaram uma série de documentos de cooperação bilateral que abrangem áreas como a agricultura, comércio, turismo, proteção ambiental, cultura ou desporto. Pequim já tinha assinado em 2021, um vasto acordo estratégico de 25 anos com Teerão. Esta importante parceria abrange áreas tão variadas como a energia, segurança, infraestruturas e comunicações.

Os dois países concordaram em realizar em Teerão, este ano, a 18ª reunião da Comissão Económica e Comercial Conjunta China – Irão. A China é o principal parceiro comercial do Irão.

Nos últimos 10 meses, as exportações do país asiático para o Irão ascenderam a 12,6 mil milhões de dólares (11,7 mil milhões de euros), enquanto as compras a Teerão se fixaram em 12,7 mil milhões de dólares (11,8 mil milhões de euros), segundo dados das alfândegas iranianas.