O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) vai ter dezassete distritos de Portugal continental sob aviso amarelo até sexta-feira, 3 de março, devido ao tempo frio. O País está a ser atingido por uma massa de ar frio, vinda do Ártico, faz com que as noites sejam geladas, especialmente nos distritos do interior.

Desde domingo, eram já sete os distritos com aviso amarelo devido ao tempo frio – Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Portalegre – cenário que se repetiu esta segunda-feira. A partir de terça-feira, juntaram-se a estes distritos Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja, elevando para dezassete o total de distritos em aviso amarelo. Estes distritos vão continuar com aviso amarelo até às 10h00 de sexta-feira.

Um comunicado do IPMA explica que este aviso de tempo frio se deve à massa “transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a oeste das ilhas britânicas e de uma depressão centrada sobre a Península Ibérica”, que vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental até ao início de Março.

É explicado que “os valores mais altos da temperatura máxima vão manter-se inferiores a 16°C, sendo inferiores a 10 °C no interior das regiões Norte e Centro.” E é salientado o “acentuado arrefecimento durante a noite”, que vai levar “a temperatura mínima para valores inferiores a 5°C na maior parte do território, sendo abaixo de 0°C no interior Norte e Centro.” O IPMA antecipa que há condições para formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta massa de ar frio vem do lado nordeste, ou seja, do lado do continente europeu. Dado que chega primeiro a Espanha, o AEMET, o instituto espanhol que segue o estado do tempo, emitiu também um aviso que refere que as noites frias afetarão a Península Ibérica ao longo dos próximos dias.

Dada a movimentação de frio vinda do lado do continente, as mudanças de temperatura vão afetar mais os distritos do interior. A temperatura mais baixa registada no território continental está prevista para o distrito da Guarda onde, nas primeiras horas da manhã de terça e quarta-feira, as mínimas chegam aos -6ºC, e são sentidas como -10ºC.

Em Bragança, que já está em aviso amarelo desde domingo, a temperatura mínima vai descer até aos -5ºC na quarta e -4º na quinta-feira. Na noite desta quarta-feira, o IPMA informa que a temperatura às 23 horas é de -2ºC.

Já em Évora, distrito que está em aviso amarelo desde terça, é esperada uma mínima de 0º C para esta quarta e quinta-feira. As temperaturas mais baixas vão ser observadas às primeiras horas da madrugada; na quarta-feira, por exemplo, a mínima de 0ºC será sentida como temperatura negativa (-2ºC).

Vem aí mais uma massa de ar frio. Esta é seca, vem do Ártico e traz noites geladas (7 distritos sob aviso amarelo)

Também no distrito Lisboa é esperada uma descida das temperaturas: a mínima vai estar nos 5º C esta quarta-feira, 4ºC na quinta e 5ºC na sexta-feira com uma subida ligeira e gradual das temperaturas durante o fim-de-semana. A temperatura máxima estará entre os 15 e os 16 graus.