Os dados dos Censos de 2021 evidenciam uma maior concentração populacional no litoral de Portugal continental, na faixa entre Setúbal e Viana do Castelo e no Algarve, havendo igualmente uma densidade maior nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

De acordo com o estudo “O que nos dizem os Censos 2021 sobre dinâmicas territoriais”, esta quarta-feira apresentando no Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa, houve um reforço da litoralização nas últimas duas décadas.

Em 2021, a população residente em Portugal era de 10.343.066 habitantes, sendo o interior do continente e a faixa litoral da região do Alentejo aquelas que apresentavam densidades populacionais mais reduzidas.

No interior das regiões Norte e Centro os Censos é visível um “povoamento disperso”, enquanto no Alentejo se observa um sistema de povoamento “fortemente concentrado”, que salienta os aglomerados populacionais relativamente ao restante território.

A ocupação do território evidencia também uma oposição norte-sul, com o rio Tejo a manter-se como elemento diferenciador, e onde a região do Alentejo se evidencia, com vastas áreas despovoadas.

Os cinco municípios com maiores densidades populacionais em 2021 eram a Amadora, seguida do Porto, Odivelas, Lisboa e Oeiras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR