O secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, disse à Lusa que há investidores no Texas interessados em oportunidades em Portugal, no rescaldo da sua primeira visita oficial a este estado norte-americano.

“Tivemos reuniões com potenciais investidores que têm muito interesse em Portugal, não só pelo que tem para oferecer mas também Portugal como plataforma de negócios para a Europa e para os países de língua portuguesa”, afirmou o governante.

Bernardo Ivo Cruz disse que também “há boas oportunidades para as empresas portuguesas” no Texas, que seria a nona maior economia do mundo se fosse um país independente.

O secretário de Estado esteve em Houston depois de passar por Austin, onde a AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal teve, pela primeira vez, um espaço no grande evento de indústrias criativas South by Southwest (SXSW).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O objetivo era estabelecer um conjunto de contactos com vários setores do Texas que têm interesse para a economia e empresas portuguesas e que, por sua vez, têm interesse em Portugal e na economia portuguesa”, descreveu.

“Os contactos que estabelecemos foram muito interessantes e com potencialidade, nomeadamente nas áreas das tecnologias de informação, cinema e televisão“, salientou.

Bernardo Ivo Cruz disse que Portugal é reconhecido pelas empresas destas áreas como um país com condições naturais “excelentes” e com muita imaginação e capacidade de inovar.

“Tivemos conversas interessantes com produtores de televisão que estão a olhar para Portugal como potencial destino de filmagens”, disse. “O facto de termos um filme português nos Óscares também ajudou a chamar a atenção para o nosso país”, frisou, referindo-se a “Ice Merchants”, de João Gonzalez, que foi nomeado para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

O governante referiu que Portugal já tem uma relação económica com o estado, nomeadamente ao nível da energia, sendo que há empresas portuguesas com relevo na economia texana.

“A EDP Renováveis é um bom exemplo de uma empresa portuguesa que tem um papel muito importante no Texas”, afirmou o secretário de Estado. “Se nós temos interesse no gás natural do Texas, o Texas tem muito interesse nas nossas energias renováveis”, acrescentou.

Nas reuniões com responsáveis estaduais e da cidade de Houston, Portugal foi identificado com “um bom caso de estudo e de investimento, tecnologia e conhecimento” nas energias renováveis, disse Bernardo Ivo Cruz. “Há um interesse mútuo nesse setor que é importante para nós e para o Texas”, sublinhou.

Em Houston, a visita incluiu uma ida à Rice University, que tem um centro importante de desenvolvimento de tecnologia, e ao Texas Medical Center, descrito como o maior centro de investigação científica aplicada para a medicina do mundo. “Têm muito interesse em algumas empresas portuguesas e nas nossas universidades, nos nossos centros de investigação e fundações”, realçou o secretário de Estado.

Houve ainda reuniões com empresas tecnológicas e uma paragem na agência espacial norte-americana. “Tivemos boas reuniões com departamentos importantes na NASA para aquilo que são as nossas ambições de desenvolvimento do setor aeroespacial”, frisou o governante.

Há a perceção de que Portugal é um país aliado e integrado na NATO e com quem os Estados Unidos confortavelmente podem trabalhar em áreas mais sensíveis nos setores ligados à Defesa e aeroespacial, sublinhou.

Por outro lado, “há a perceção de que Portugal é um país moderno, voltado para o futuro, com boas empresas e boas universidades, com boas oportunidades que é preciso identificar e explorar”, acrescentou Bernardo Ivo Cruz.

A visita terminou com uma receção à comunidade portuguesa em Houston, que está “bem instalada” e pode contribuir para o estreitar dos laços com Portugal, disse.

“Estamos a passar por uma boa fase no nosso relacionamento económico com os Estados Unidos e empresas americanas que escolhem Portugal para se instalarem na sua entrada no mercado europeu”, disse ainda o governante, referindo que não é só Califórnia e Costa Leste que têm oportunidades.

“Há um continente inteiro entre a Costa Oeste e a Costa Leste dos Estados Unidos”, sublinhou.