A GED Ventures Portugal investiu, através do GED Tech Seed Fund, 1,5 milhões de euros na startup nacional de ‘retail tech’ e inteligência artificial AssetFloow, que pretende agora triplicar a equipa e apostar na Europa e América Latina.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, o grupo de gestão de fundos de capital de risco destaca que a AssetFloow “desenvolveu a primeira tecnologia de inteligência artificial (IA) capaz de mapear e prever o comportamento de consumidores em loja sem recurso a câmaras ou sensores”.

Fundada em 2021 por Ricardo Santos e Katya Ivanova e sedeada em Lisboa, a AssetFloow é apresentada como “uma ‘startup nacional de IA focada em ajudar os retalhistas e empresas de bens de consumo embalados a compreender o comportamento dos seus clientes através do seu percurso dentro de cada espaço, sem recurso a câmaras ou sensores, otimizando o percurso dos consumidores e, ao mesmo tempo, protegendo sempre a sua privacidade”.

“Potenciada pelo desenvolvimento de um algoritmo de IA comportamental de alta precisão, que utiliza apenas dados de compra e de localização de produtos como ‘inputs’, respeitando o Regulamento da Proteção de Dados, a solução pioneira desenvolvida pela AssetFloow permite aos retalhistas aumentar significativamente a sua eficiência operacional, através da melhoria da sua tomada de decisão, em áreas como a gestão da localização de produtos, sugestões de novos produtos e promoções estratégicas”, explica a GED Ventures Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Citado no comunicado, o ‘partner’ e membro do Conselho de Administração da GED Ventures Portugal considera que “as potencialidades da solução desenvolvida pela AssetFloow são extraordinárias e transversais”.

“Acreditamos que a solução pioneira apresentada por esta empresa será aplicada não apenas no retalho, mas também, em armazéns, logística, centros comerciais, finanças, seguros, telecomunicações, entre outros“, afirma Francisco Lino Marques.

Por sua vez, os fundadores da AssetFloow avançam que, com o investimento da GED Ventures Portugal, pretendem “triplicar a equipa de I&D [investigação e desenvolvimento] em Portugal, acelerar a expansão na Europa e na América Latina e consolidar a liderança no mercado de análise comportamental”.

Segundo salientam, a solução de IA comportamental desenvolvida pela empresa “está a revolucionar a forma como os retalhistas e as empresas de CPG entendem os diferentes segmentos de clientes, possibilitando a tomada de decisões estratégicas que melhorem a experiência destes em diferentes espaços”.

Presente na Europa, nos Estados Unidos da América e na América do Sul, a GED gere atualmente mais de 1.000 milhões de euros nas áreas de ‘venture capital’, ‘private equity’ e infraestruturas.

Sob o desígnio #Tech4Purpose, a GED Ventures Portugal diz ter como objetivo “o apoio a tecnologias capazes de transformar o mundo, que promovam a sustentabilidade e que sejam capazes de deixar um legado viável e promissor às gerações futuras”.