Nove concelhos do distrito de Faro apresentam esta quarta-feira perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo muito elevado estão os concelhos de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel e Castro Marim.

O IPMA colocou também cerca de 30 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real em perigo elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu em geral pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado no litoral Norte e Centro a partir do meio da tarde, e períodos de chuva, em geral fraca, no Minho e Douro Litoral a partir do fim da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas do Norte e Centro, uma pequena subida da temperatura mínima e uma pequena descida da máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Viana do Castelo) e os 29 (em Évora, Beja e Santarém).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR