A um mês e dois dias da coroação de Carlos como novo rei de Inglaterra, acaba de ser divulgado o convite oficial para a cerimónia de 6 de maio. E todo ele está cheio de significado e de mensagens.

O convite vem impresso em cartão reciclado, não fosse Carlos um defensor do ambiente. Está decorado com folhagem colorida, um projeto do artista heráldico e iluminador de manuscritos Andrew Jamieson, que faz parte da Guilda dos Trabalhadores da Arte da qual o rei é membro honorário. E contém ainda uma homenagem à mãe, já que foi pintado a óleo por Alastair Barford, ex-aluno do QEST — Queen Elizabeth Scholarship Trust –, e a rainha compareceu à inauguração oficial da sua obra.

E o que diz o convite? Algo também importante: ‘Coroação de Suas Majestades o Rei Carlos III e a Rainha Camilla; Por ordem do Rei, o Conde Marshall é instruído a convidar… a estar presente na Igreja da Abadia de Westminster no dia 6 de maio de 2023.’ Ou seja, Camila, até aqui sempre conhecida como rainha consorte, vai ser coroada como rainha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo uma fonte do palácio, nos primeiros meses deve ser assim. “Faz sentido chamar rainha consorte nos primeiros meses do reinado, para distinguir de sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Mas ‘Rainha Camila’ é o título apropriado para colocar ao lado de ‘Rei Charles’ no convite. A coroação é um momento apropriado para começar a usar a ‘Rainha Camila’ em caráter oficial. Todas as ex-rainhas consortes são conhecidas como ‘rainha’ e o primeiro nome”.

Além do convite, os reis divulgaram também o seu retrato a dois, muito sorridentes, na sala de estar azul do Palácio de Buckingham. Uma foto que surge pouco tempo depois do primeiro retrato oficial do rei Charles III ter sido revelado em Londres.

A coroação de 6 de maio começará com uma cerimónia na Abadia de Westminster, seguida de percurso que conduzirá o recém-coroado rei através das ruas que deverão estar cheias de milhares de pessoas até ao Palácio de Buckingham, onde se juntará a membros de sua família na varanda para acenar à população. No dia seguinte, o Castelo de Windsor haverá concertos e festas e segunda-feira será feriado.

[Já saiu: pode ouvir aqui o quarto episódio da série em podcast “O Sargento na Cela 7”. E ouça aqui o primeiro episódio, aqui o segundo episódio e aqui o terceiro episódio. É a história de António Lobato, o português que mais tempo esteve preso na guerra em África.]