818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Águas de Portugal

Recursos Naturais

Água: Governo cria grupo para definir estratégia

O grupo de trabalho, que vai ser liderado pelo presidente do Grupo Águas de Portugal, está encarregue de delinear a estratégia do país para a gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água.
PCP

PCP insiste em dissolução das Águas do Alto Minho

A CDU recordou que o abastecimento de água e os serviços de saneamento deviam ser "efetuados pela agregação dos serviços municipais de todos os concelhos do alto do Minho" e não pela AdAM.
Noticiário

9h. Casa da Moeda e NAV ajudaram a baixar a dívida

Medina terá feito um esforço adicional no final ano passado para abater a dívida pública, contactando a Águas de Portugal, a Casa da Moeda e a NAV Portugal. Rui Rio acredita que a PGR deve demitir-se.
Finanças Públicas

Medina foi buscar dinheiro à NAV e Casa da Moeda

Depois de ter sido conhecido o dividendo extraordinário que a Águas de Portugal foi obrigada a entregar ao Estado, é agora também noticiado que a NAV e a Casa da Moeda tiveram de entregar dinheiro.
Governo

Carmona será presidente da Águas de Portugal

Ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa sucede a José Furtado e ficará à frente da empresa Águas de Portugal. Governo recorda vasto currículo nas áreas de recursos hídricos, hidráulica e ambiente.
Águas de Portugal

Presidente da Águas de Portugal demite-se

O presidente da Águas de Portugal apresentou a sua demissão. A renúncia é noticiada depois do travão imposto pelo Ministério das Finanças ao aumento de capital da empresa.
Finanças

Aumento de capital na Águas de Portugal travado

Não foi apreciado na assembleia-geral o aumento de capital da Águas de Portugal. Fernando Medina retirou 100 milhões em dividendos da empresa que agora realizaria uma injeção nesse montante.
Finanças Públicas

Medina tirou 100 milhões à AdP que seriam repostos

A Águas de Portugal pagou um dividendo extraordinário de 100 milhões no final do ano com o compromisso de haver mais tarde um aumento de capital. Miranda Sarmento inviabiliza operação.
Água

AdP: Consumidores vão pagar transição climática

O presidente das Águas de Portugal avisou que subsídios para financiar a transição climática no setor estão em redução gradual e serão as pessoas a pagá-la. Reguladora critica modelo de gestão atual.
Ambiente

Zero alerta para agravamento da qualidade da água

"O desaconselhamento ou proibição de banhos, mesmo que durante um curto período de tempo, afetou 29 praias, mais sete do que em período semelhante do ano passado", refere a Zero.
Noticiário

9h. Água não vai faltar nas torneiras, garante AdP

Presidente do grupo Águas de Portugal garante que não vai faltar água nas torneiras dos portugueses. Criança de dois anos morre em ataque a Dnipro.
Águas de Portugal

Albergaria vai indemnizar por acidente de 2009

Há 14 anos, um trabalhador de uma ETAR morreu afogado em Albergaria. Agora, o município vai ter de pagar aos familiares da vítima por não disponibilizar meios de salvamento e execução.
Algarve

Barreira em Alcoutim removida antes da Páscoa

A remoção da barreira fluvial na ribeira de Odeleite, em Alcoutim, irá demorar cerca de 10 dias e terminará antes da Páscoa. Segundo a ANP, a retirada permite às lontras usufruírem de mais rio.
Águas de Portugal

Salários mais baixos do grupo AdP vão aumentar

O aumento salarial de 70 euros nas remunerações mais baixas do Águas de Portugal é "um passo importante no reconhecimento profissional e no respeito pela dignificação dos trabalhadores".
Água

Melhorar rede de água abasteceria 865 mil pessoas

Um quarto da água captada para o consumo humano perde-se nas redes de abastecimento urbanas. 30% de toda a água captada é consumida sem ser faturada.
Explicador

Distribuição/Água. "Perdemos 74 mil piscinas/ano"

A presidente da ERSAR, Vera Eiró, salienta o desperdício que ocorre durante o transporte. Nuno Almeida, vereador das águas de São Pedro do Sul, aponta para 40% de percentagem de perda no município.
Água

A fatura que esconde quase 90 milhões de prejuízo

Os dados recentes mostram que em 138 municípios o valor pago pelos consumidores não é suficiente para cobrir os gastos da operação com os serviços de abastecimento de água e recolha de águas residuais
Resposta Pronta

Seca. “Portugal está longe de um dia 0”

Jaime Baptista, ex-presidente da ERSAR, considera que Portugal precisa de investir na manutenção da rede de distribuição de água, mas garante que a nível de reservas o consumo está salvaguardado.
Águas de Portugal

Águas de Portugal acusa governo de "imposição"

Trabalhadores da empresa reivindicam o aumento de salários, a atribuição aos trabalhadores do grupo AdP do subsídio de penosidade e risco e ainda acusaram o Governo de se intrometer no processo.
Águas de Portugal

Greve não pôs em causa tratamento das águas

A greve de 24 horas foi decretada por duas estruturas sindicais afetas à CGTP, em protesto pela falta de respostas às reivindicações por "aumentos salariais" e "valorização das careiras".
Águas de Portugal

João Neves assume presidência da AdAM 

O presidente não executivo da Águas do Alto Minho informou a Águas de Portugal da sua intenção de deixar de exercer o referido cargo. Agora, João Neves é quem assume o cargo.
Águas de Portugal

Águas de Portugal lança estratégia Inovação 360º

O Grupo AdP explicou que os projetos de inovação em curso são três e têm o apoio do Fundo Ambiental, sendo alocados "mais de um milhão de euros para financiar e acelerar a inovação estratégica".
Águas de Portugal

IL quer reverter empresa Águas do Alto Minho

As autarquias já deviam ter percebido que são responsáveis "pelos constantes atropelos praticados pela Águas de Portugal na gestão da Águas do Alto Minho" e acabar com a parceria, defende o partido.
Coronavírus

Vírus detetado nos esgotos é eliminado nas ETAR's

AdP adianta que, apesar de ter sido detetado material genético do novo coronavírus nos esgotos à entrada das estações de tratamento, "não significa" que o SARS-CoV-2 "se encontre infecioso ou ativo".
Águas de Portugal

Águas de Portugal vai produzir energia que consome

O programa de Neutralidade Energética prevê que a Águas de Portugal produza toda a energia que consome até 2030 com um investimento de cerca de 370 milhões de euros.
Coronavírus

Águas residuais começam a ser testadas à Covid-19

O projeto de investigação Covidetect vai permitir criar um sistema de alerta precoce à presença do novo coronavírus nas águas residuais e "possibilitará conhecer o perfil de contaminação" das mesmas.
CDU

CDU quer gestão da água e saneamento no Alto Minho

O objetivo da coordenadora da CDU de Viana do Castelo é que volte a ser discutido e deliberado o "abastecimento da rede pública de água em baixa e os serviços de saneamento básico".
Semapa

Águas, BES, Ritz. As origens da fortuna de PQP

O avô, Carlos Pereira, ofereceu as suas casas para Salazar passar férias. O pai, Manuel Queiroz Pereira, teve negócios nos petróleos, administrou o BES e conseguiu favores para fundar o Hotel Ritz.
Greve

Trabalhadores da Águas em greve a 24 de abril

Trabalhadores pedem aumento de salários, uniformização de direitos, regularização de vínculos precários, atribuição de carreiras e categorias. Sindicato espera "maior paralisação nos últimos 20 anos.
Viseu

Viseu. Reforço no transporte de água

O Governo anunciou que vai reforçar o transporte diário de água em camiões cisterna. O processo envolve um investimento de 250 mil euros numa iniciativa da Águas de Portugal.
Água

Podemos beber água da torneira "com confiança"

A água para consumo humano apresenta uma "excelente qualidade", garante um relatório da entidade gestora do setor, que realizou 50 ações de fiscalização em 2016.
Água

Presidente da Águas de Portugal sai em rutura

Notícia é do "Diário Económico". As novas orientações do Executivo levaram à saída de Afonso Lobato Faria, que foi responsável pela execução da reestruturação do setor das águas.
Água

Lisboa, Loures e Odivelas não querem água privada

A Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com os municípios de Loures e Odivelas, estão a preparar uma ação judicial no âmbito da reestruturação do setor das águas aprovada pelo Governo.
Economia

Águas. 2 dos 18 novos gestores passam com limites

Cresap deu luz verde aos 18 nomes indicados para a gestão das empresas públicas de água até 2017, mas colocou limitações a dois nomes da Águas de Algarve por falta de formação e de dados de currículo.
Águas de Portugal

Aumento na água vai afetar "a maioria das pessoas"

Moreira da Silva admite, em entrevista ao Diário Económico e Antena 1, que a reforma do setor das águas vai resultar num aumento das tarifas para a grande maioria dos portugueses.
País

Águas. Autarcas ponderam processar o Estado

Autarcas da região do Porto estão a ponderar processar o Estado por causa do plano de fusão das águas. Rui Moreira acusa a reforma de ter sido feita de "forma selvática".
Águas de Portugal

EPAL lucra 54 milhões de euros em 2014

EPAL – Grupo Águas de Portugal registou um resultado líquido positivo de 54 milhões de euros em 2014. A assembleia geral da empresa aprovou uma proposta que prevê a manutenção dos preços.
Desporto

O dono da bola

Conheça Fernando Rocha, o único português que participou no Mundial de Basquetebol. Por duas vezes seguidas.
Economia

Loures trava privatização da EGF

Em causa está a oposição que os municípios têm vindo a manifestar quanto à privatização da EGF, uma 'sub-holding' do grupo Águas de Portugal, que integra 11 empresas concessionárias.
Águas de Portugal

Ministro quer reduzir empresas e chefias

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, vai avançar com a reestruturação corporativa do grupo Águas de Portugal, incluindo a extinção de empresas e chefias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos