790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os vilões estão a tomar conta da NBA: os filmes de cowboys que vão de Este a Oeste

Este artigo tem mais de 1 ano

Agressões, diálogos intensos, narrativas: são vários os episódios que têm marcado o início dos playoffs da liga norte-americana de basquetebol e que já levaram os responsáveis a aplicarem castigos.

GettyImages-1252034956
i

Brooklyn Nets e Philadelphia Sixers têm travado duelos intensos na primeira ronda dos playoffs da NBA

Anadolu Agency via Getty Images

Brooklyn Nets e Philadelphia Sixers têm travado duelos intensos na primeira ronda dos playoffs da NBA

Anadolu Agency via Getty Images

A maneira como os Golden State Warriors têm abordado os playoffs traduz em parte as dificuldades que tiveram desde o início da temporada. Os campeões em título estão no meio de uma série com os Sacramento Kings onde, literalmente, lutam para sobreviver. Durante o jogo 2 da eliminatória à melhor de sete, cada vez que o poste dos Kings, Domantas Sabonis, entrava no pintado, os braços dos adversários faziam de rede para o conter, levando-o a aterrar na quadra, em várias ocasiões, como um pano para limpar o chão. O lituano carregou o principal jogador interior dos Warriors, Kevon Looney, de faltas, obrigando-o a passar mais tempo no banco do que o treinador de Golden State, Steve Kerr, desejava. A partir daí, entrou em cena Draymond Green. Sabonis teve que conquistar cada centímetro do pintado, muitos dos quais usou para marcar 24 pontos. Draymond Green não terminou o encontro.

O jogo que viria a terminar com a vitória dos Kings (114-104) entrava nos momentos decisivos. Stephen Curry recolheu o ressalto. No meio da disputa, Sabonis caiu numa zona próxima de Draymond Green. O jogador dos Warriors corria para o meio-campo ofensivo usando o balanço de uma pisadela do peito de Sabonis que ficou em óbvias dificuldades. Após reverem as imagens, o árbitros averbaram uma falta flagrante tipo 2 (castigo aplicado por “contacto desnecessário e excessivo contra um adversário”, segundo os regulamentos da NBA) a Draymond Green, o que levou à expulsão imediata do jogador dos Golden State Warriors que, antes de abandonar o court, trocou farpas com os adeptos dos Kings.

Green é o mapa dos corredores da indisciplina. No início da temporada, foi revelado um vídeo onde aparece a dar um murro no próprio colega de equipa, Jordan Poole, durante um treino, tendo mais tarde pedido desculpa num vídeo divulgado nas redes sociais. “É uma oportunidade para reconstruir a confiança no nosso balneário”, disse aos jornalistas. Nos últimos anos, o extremo/poste tem ocupado os lugares cimeiros dos jogadores com mais faltas técnicas na NBA por ser muito vocal nos protestos com os árbitros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O episódio com Sabonis aconteceu na presença do comissário da NBA, Adam Silver, que se encontrava no Golden 1 Center a assistir ao jogo. A liga não ficou indiferente à situação. Draymond Green foi suspenso por um jogo (prática pouco comum na NBA que, normalmente, aplica multas aos jogadores e não suspensões) “com base no histórico de atos anti-desportivos”, de acordo com a informação divulgada pela liga norte-americana.

GettyImages-1481229173

Draymond Green falhou o jogo 3 da série entre os Warriors e os Kings por estar suspenso

Getty Images

Instantes após o jogo terminar, Sabonis teve uma reação contida ao incidente. “É basquetebol de playoff. Olhem para os fãs. Estamos aqui para lutar. Sempre que entramos em campo, damos tudo pelos nossos colegas e pela equipa. Estávamos a lutar pelo ressalto e fomos um contra o outro. Acontece. É basquetebol. Temos que seguir em frente”, disse mal o encontro terminou. Draymond Green teve uma reação mais acesa. “A minha perna foi agarrada. Foi a segunda vez em duas noites e os árbitros ficaram só a olhar. Tenho que pousar o pé em algum lado e não sou a pessoa mais flexível, então não me consigo esticar assim tanto”, atirou o jogador dos Golde State Warriors. Sabonis defendeu-se. “Estava a proteger-me e depois o incidente aconteceu. Não há espaço para isto no nosso jogo hoje em dia”.

Entretanto, a série continuou a ser jogada no pavilhão dos Warriors. A equipa de Golden State venceu o jogo 3 (114-97) e reduziu a desvantagem na série (2-1), tendo um novo jogo em casa para poder empatar. Steph Curry anotou 36 pontos e, no final, pronunciou-se em relação ao “barulho” que envolve a eliminatória com os Kings. “Não podemos mudar nada na decisão que sabemos que é errada”, começou por dizer em relação à suspensão do colega. “Se o Draymond tem historial, nós também”, conclui o quatro vezes campeão referindo-se às palavras usadas pela NBA para penalizar Green.

Os playoffs da NBA ainda não começaram há uma semana e a primeira ronda da fase a eliminar da liga norte-americana de basquetebol está marcada por vários acontecimentos como o que envolveu Sabonis e Green. Se esta fase da época vem sempre acompanhada de narrativas, desta vez não está a ser diferentes, mas são os vilões que estão a ser protagonistas e nem o rei está a salvo.

Os que subiram por mudar, os que ficaram bons por não mexer e uns que fizeram asneira nas trocas: a Oeste tudo de novo na hora da verdade

No duelo entre os Los Angeles Lakers e os Memphis Grizzlies, LeBron James tem sido alvo de atentado ao poder. soft power do King não se tem demonstrado repelente de bad boys. Dillan Brooks é reincidente na demonstração da sua extravagância e tem pretensões à coroa, sendo que, para já, só tem sido o rei do trash talk. O jogador dos Grizzlies tem tentado defender LeBron, mas o seu esforço tem sido inglório. No mano a mano entre os dois, o versátil extremo dos Lakers tem levado invariavelmente a melhor. Nos dois primeiros jogos da série (empatada a um), James tem 26 pontos de média, 61% de eficácia de lançamento, 43% da linha de três pontos e não cometeu qualquer turnover quando defendido pelo canadiano.

GettyImages-1483423402

Dillon Brooks tem sido o marcador direto de LeBron James

Getty Images

Como consequência da ineficácia em travar LeBron com recurso aos métodos mais convencionais, Brooks tem tentado formas alternativas, numa tentativa de afetar o lado mental do jogador dos Lakers. Apesar de James ter o estatuto de um dos melhores jogadores de sempre, não tem o reconhecimento do adversário. “Não quero saber, ele é velho”, afirmou Brooks. “Não respeito ninguém até vir e marcar-me 40 pontos”.

De resto, Memphis tem sido casa para desvios. Além das comuns altercações envolvendo Dillan Brooks, Ja Morant, a principal estrela da equipa, que tem visto o início de playoffs afetado por uma lesão na mão e assistiu ao jogo 2 da série com os Lakers junto da filha, foi suspenso pela NBA por mostrar uma arma de fogo num direto de Instagram.

A Este também se vive um ambiente intenso. O Brooklyn Nets-Philadelphia 76ers tinha desde logo interesse pelo o facto de James Harden defrontar a anterior equipa. A verdade é que os Sixers se encaminham para confirmar o favoritismo e seguirem para a segunda ronda. Neste momento a equipa orientada por Doc Rivers está na frente por 3-0, resultado que nunca nenhuma equipa na NBA conseguiu inverter. Ainda assim, não se pode dizer que os Nets não tenham dado luta.

Joel Embiid, poste do Sixers, é um dos finalistas ao prémio de MVP da temporada regular da NBA numa temporada em que foi elogiado pela cabeça fria que demonstrou em comparação a outras épocas. Mesmo neste contexto, no jogo 3 da série, a temperatura aumentou e muito: perante a forte marcação de Nic Claxton e sendo constantemente exposto a situações de dois contra pela estratégia defensiva dos Nets, o camaronês com nacionalidade francesa e norte-americana acabou por se descontrolar e teve sorte em fugir à expulsão.

Claxton marcou dois pontos e derrubou Embiid. O jogador dos Nets passou por cima do poste dos Sixers que reagiu com um pontapé. Os árbitros atribuíram uma falta flagrante tipo 1 (castigo aplicado por “contacto desnecessário contra um adversário”, segundo os regulamentos da NBA) a Embiid e uma falta técnica a Claxton. Se o jogador dos Sixers se aguentou até ao fim do jogo, o mesmo não se pode dizer do atleta dos Nets. Num outro lance Claxton afundou sobre Embiid e festejou de forma considerada exagerado, o que levou a uma segunda falta técnica e à expulsão.

Também James Harden não aguentou o jogo inteiro. O base foi expulso devido a uma falta flagrante tipo 2 sobre Royce O’Neale e saiu mais cedo para o balneário. No final do encontro disse não compreender o porquê da expulsão. “Inaceitável”, classificou, “não o atingi assim com tanta força para ele cair daquela forma”.

Com o campeão por decidir, os playoffs vão continuar intensos e, nesta fase, a NBA parece dominada pelo caos. Resta saber se cai a máscara aos vilões ou se estes conquistam o trono.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora