A vereadora com o pelouro da Ação Social na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, informou esta sexta-feira que, após um ano do início da Missão de Acolhimento Covilhã — Ucrânia, só três das 49 pessoas recebidas ainda não se autonomizaram.

Na reunião pública do município, a autarca fez um “balanço muito positivo” da operação e adiantou que 46 cidadãos que chegaram da Ucrânia, na sequência da invasão do país por parte da Rússia, se encontram integradas no mercado de trabalho ou a estudar.

Segundo Regina Gouveia, 12 pessoas estão a frequentar o ensino superior, dez delas na Universidade da Beira Interior e, dessas, seis no curso de Medicina.

Os restantes refugiados acolhidos no Seminário do Verbo Divino, arrendado pelo município, na vila do Tortosendo, encontram-se a trabalhar e “estão autónomos em residências no concelho”, pormenorizou a vereadora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Restam três pessoas que ainda não conseguiram organizar a sua vida, “quer pela sua idade mais avançada, quer por dificuldades linguísticas que não conseguiram superar”.

Estão atualmente a viver na Casa Municipal de Emergência até o município conseguir “finalizar este processo”.

“Passámos a uma fase seguinte, que é mantermos o apoio a estas pessoas, mas numa casa, que é de emergência, e com um prazo, para que consigamos concretizar uma autonomização específica ou especial para estas pessoas”, salientou Regina Gouveia.

Segundo a vereadora com o pelouro, o Seminário do Verbo Divino não deve ser mantido por ser “uma estrutura pesadíssima para o município, não só em termos financeiros, mas de recursos humanos”.

No edifício, localizado na vila perto da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, estiveram, além dos 49 refugiados acolhidos, mais três por um curto período.

Para já, o município continua a assumir as despesas com a alimentação dos três cidadãos ao seu cuidado.

“Estamos a prepará-los para a autonomização neste contexto de habitação, mas o objetivo é que possam ser autónomos também a esse nível”, vincou a autarca.

Regina Gouveia acrescentou que a missão resultou de uma “estratégia muito articulada e integrada com múltiplas entidades”.