O escritor norte-americano Cormac McCarthy morreu esta terça-feira aos 89 anos, anunciou a sua editora, Penguin Random House, citada pela BBC. McCarthy, que faria 90 anos no próximo mês de julho, morreu de “causas naturais”.

Vencedor de um Pulitzer em 2007 com “A Estrada”, foi agraciado, em 1992, com o National Book Award e o Nation Book Critics Circle Award por “Todos os belos cavalos”. Em Portugal, a sua obra tem sido editada pela Relógio d’Água. McCarthy era frequentemente apontado como potencial vencedor do prémio Nobel da Literatura.

Com uma escrita notabilizada, formalmente, por uso limitado de pontuação, McCarthy oferecia na sua ficção uma visão crua e pessimista da condição humana. “Não há vida sem banhos de sangue”, disse em entrevista à revista do New York Times em 1992. “Acho que a noção de que as espécies podem melhorar de alguma forma, em que todos pudessem viver em harmonia, é uma ideia muito perigosa”.

Alguns dos seus livros passaram para os ecrãs do cinema com grande sucesso. É o caso de “Este país não é para velhos”, realizado pelos irmãos Coen e vencedor do Óscar de melhor filme em 2008, ou “A Estrada (2009)”, de John Hillcoat. O próprio McCarthy chegou a querer escrever diretamente para o grande ecrã e assinou o argumento de “Conselheiro” (2013), filme de Ridley Scott, mas a crítica não foi favorável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cormac McCarthy e a eterna incompreensão do mundo

Em 2022, o escritor rompeu com um silêncio de 16 anos na escrita de romances desde “A Estrada” e publicou dois livros, “O Passageiro” e “Stella Maris”. Este último assinalava a estreia na escrita de uma obra com uma protagonista feminina. “Há 50 anos que planeio escrever sobre uma mulher. Nunca serei suficientemente competente para o fazer, mas a dada altura é preciso tentar”, havia dito o autor em 2009, numa entrevista ao Wall Street Journal.

McCarthy era fascinado pelas disciplinas científicas e, nos últimos anos, trabalhava de forma próxima com o Fe Institute, uma instituição de pesquisa interdisciplinar que estuda questões complexas relacionadas com a ciência, tecnologia e sociedade, composta maioritariamente por cientistas e matemáticos.

Notícia atualizada às 22h50 com mais informação sobre o escritor.