A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um homem, residente no concelho de Viana do Castelo, pela alegada prática do crime contra a liberdade e autodeterminação sexual de duas jovens, naquela cidade, disse uma fonte policial esta segunda-feira.

Contactada pela agência Lusa, a fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que o caso, ocorreu, no sábado, cerca das 21h30, durante o Mercado dos Descobrimentos, iniciativa que decorreu junto ao Castelo Santiago da Barra.

“Além de fazer alguns gestos mais lascivos, o homem tentou chamar as menores para perto de si. Com a ajuda de civis que viram as jovens a chorar, o homem pediu desculpa. Já com a PSP no local o homem negou os factos, mas foi identificado pelos agentes policiais. Os civis foram arrolados como testemunhas”, especificou.

GNR detém 12 pessoas por tráfico de droga em Vila Verde, apreende 33 mil euros e seis armas de fogo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aquela fonte revelou que foi “elaborado o auto de notícia, o caso foi comunicado ao Ministério Público (MP), sendo que a investigação passou para a alçada da PJ por se tratar de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual”.

“Houve gestos que podiam indiciar quais eram as intenções do homem e daí as jovens terem ficado incomodadas. Abordadas por um civil que as viu a chorar, desencadeou-se tudo o processo”, apontou.

A PSP está a investigar a possível ligação deste caso a uma “situação semelhante” registada no feriado do 10 de junho, que envolveu cinco homens e duas menores.

“Não houve qualquer interação, nem abordagem por parte dos homens. Andaram a seguir as jovens”, frisou.

A mãe de uma das jovens apresentou queixa na PSP que está a trabalhar na identificação dos homens. O caso foi participado ao MP, a quem caberá decidir em que força policial delegará a investigação do caso.