455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Execução Orçamental

Execução Orçamental

Estado com excedente de 672 milhões até março 

Estado chegou a março com saldo positivo de 672 milhões de euros, reforçado pela recuperação da receita e por menos despesa com medidas Covid. Ainda não é visível efeito da guerra nas contas públicas.
Economia

IVAucher fica a menos de um quarto do orçamentado

De acordo com o relatório da UTAO, as despesas do Estado com o IVAucher no ano passado ascenderam a 47,5 milhões de euros e um "grau de execução de 23,8%".
Orçamento do Estado

Muita orçamentação, pouca execução

Se dedicássemos metade do tempo que dedicamos ao orçamento a analisar a execução orçamental teríamos um país bem mais informado e consciente.
Execução Orçamental

Regime transitório de execução orçamental aprovado

O chefe de Estado promulgou "o diploma que aprova o regime transitório de execução orçamental", decidido a 16 de dezembro em Conselho de Ministros.
Execução Orçamental

Pagamentos em atraso aumentam 173,8 milhões

Segundo detalha a Direção-Geral do Orçamento, para a evolução analisada dos pagamentos em atraso "contribuíram, sobretudo, os Hospitais E. P. E (Entidades Públicas Empresariais)".
Execução Orçamental

Impostos, 5G e CGD garantem mais receita ao Estado

O défice orçamental melhorou para 6.652 milhões de euros até novembro, com as receitas a subirem mais do que as despesas.
Execução Orçamental

DGO divulga execução orçamental até novembro

Direção-Geral do Orçamento divulga a execução orçamental até novembro. O crescimento da receita foi superior ao aumento da despesa e as contribuições para a Segurança Social subiram 6,8%.
Execução Orçamental

Défice público encolheu 677 milhões até setembro 

Execução orçamental até setembro revela que défice melhorou 677 milhões de euros face ao mesmo período de 2020, graças a um maior aumento da receita do que a despesa e ganho com juros da dívida.
Governos Regionais

Orçamento regional: 295 milhões de dívida em 2022

O atual Governo dos Açores contraiu "apenas 90 milhões de euros" de dívida para 2022, sendo o restante valor proveniente de dívidas passadas.
Execução Orçamental

Défice atingiu 6878 milhões até agosto

Défice das administrações públicas aumentou 550 milhões de euros até agosto, face ao mesmo período do ano passado. Finanças destacam impacto do prolongamento do prazo de pagamento do IVA.
Orçamento do Estado

Governo viola lei? 8 meses sem decreto orçamental

O decreto-lei da execução orçamental, que deveria regulamentar o Orçamento do Estado, continua sem ver a luz do dia, oito meses depois. O que leva o Governo a não publicar o diploma?
Execução Orçamental

Défice melhora 1,6 mil milhões de euros até julho

A receita aumentou 8%, a reboque da retoma económica, e a despesa cresceu 3,7%, levando o défice das contas públicas aos 6,5 mil milhões de euros até julho. Medidas Covid vão já em 4,7 mil milhões.
Investimento público

A “almofada” camuflada no investimento

O padrão já vem de Centeno: do investimento público previsto, dois em cada 10 euros ficam por gastar. A pandemia não parece ter mudado nada. E até maio, a execução é até mais baixa do que o habitual.
Orçamento do Estado

Governo realça excedente, oposição aponta falhas

No entender da secretária de Estado do Orçamento, o excedente de 2019 contribuiu para um melhor "ponto de partida" no combate à pandemia, algo que considerou fundamental para os apoios concedidos.
Comentário

"Confiança na contenção orçamental portuguesa"

Vitor Rodrigues Oliveira, jornalista de Economia, dá conta das projeções do FMI, que prevê que as contas de Portugal "sofram menos" que as dos parceiros da UE, e comenta as propostas de Vitor Gaspar.
Execução Orçamental

Pandemia agrava défice em 2,5 mil milhões

O défice até fevereiro atingiu os 1.153 milhões de euros, uma degradação de 2,5 mil milhões face ao período homólogo. Receita fiscal cai 17% e despesa sobe 5,8%. Subsídio de desemprego cresce 38%.
Execução Orçamental

DGO divulga esta quinta-feira execução orçamental 

Em janeiro, a execução orçamental em contabilidade pública apresentou um saldo positivo de 760 milhões de euros, um agravamento em 602 milhões de euros face ao período homólogo.
Execução Orçamental

Estado regista excedente de 760 milhões em janeiro

De acordo com as Finanças, para a degradação do saldo concorreu "a forte contração da receita e o acréscimo da despesa primária, reflexo dos impactos negativos na economia do período de confinamento".
Coronavírus

Estado gastou menos do que previu várias vezes

Despesa com as medidas Covid em 2020 ficou abaixo das várias previsões feitas ao longo do ano. Vários apoios sociais ficaram aquém da despesa prevista, mas também há medidas que custaram mais.
TAP

Encargo com a TAP vai repetir-se por vários anos 

Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) avisa que empréstimo de 1.200 milhões à TAP "comporta um elevado risco de perda de capital para os contribuintes". E vale quase tanto como apoios ao emprego.
Execução Orçamental

IVA. Confinar até abril pode retirar 750 milhões

A quebra no IVA pode acrescentar quase 4 décimas ao défice. Layoff simplificado custará entre 200 e 300 milhões de euros por mês. Confinamento deverá ter menos impacto no PIB do que no ano passado.
Execução Orçamental

Défice. “Poupar agora é o cúmulo do absurdo”

De forma surpreendente, o ministro das Finanças anunciou que o défice será mais baixo do que o previsto. À esquerda e à direita, economistas criticam Governo por estar demasiado preocupado com dívida.
Execução Orçamental

Défice perto de 9 mil milhões até novembro

As contas do Estado acumularam um défice de 8,7 mil milhões de euros nos primeiros 11 meses. Impacto das medidas Covid é superior a 4 mil milhões de euros.
Execução Orçamental

Défice de 5,2 mil milhões até setembro

A pandemia fez agravar as contas públicas em 7,8 mil milhões de euros. Receita desce 6,9% a despesa cresce 5,2%.
Execução Orçamental

Défice atinge 8,3 mil milhões de euros até julho

Queda de 10% na receita e aumento de 5% na despesa levam défice para 8,3 mil milhões de euros. Medidas diretas para mitigar efeitos da pandemia valem agora menos. E IRS deixou de ser "almofada".
Execução Orçamental

Pandemia já custou ao Estado 3,7 mil milhões

O Governo viu o défice aumentar no primeiro semestre para quase 7 mil milhões de euros, com o custo da pandemia para o Estado a atingir pelo menos 3,7 mil milhões. Mas ainda não reflete tudo.
Execução Orçamental

DGO divulga execução orçamental

A Direção-Geral do Orçamento divulga os dados da execução orçamental até junho, depois de em maio ter sinalizado que a pandemia de Covid-19 já tinha custado ao Estado 1.820,5 milhões de euros.
Execução Orçamental

Défice até maio multiplica por cinco face a 2019

As contas públicas ficaram negativas em 3,2 mil milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano. Mas podia ser pior, porque o Estado reembolsou menos 1.300 milhões de euros em IRS
Execução Orçamental

Défice ainda não revela o maior impacto da Covid

Crise penaliza contas do Estado em 660 milhões de euros até abril, mas o pior ainda está por vir. IRS e impostos sobre consumo vão cair mais. Despesa com layoff vai ser maior.
Execução Orçamental

Rombo de 762 milhões quase sem efeito Covid-19

Excedente orçamental do primeiro trimestre atingiu 81 milhões de euros, uma queda de 762 milhões face ao mesmo período do ano passado. Despesa cresceu 5,3% e receita com impostos teve queda ligeira.
Coronavírus

OE2020. DGO divulga execução orçamental até março

As administrações públicas registaram o excedente mais alto de sempre até fevereiro, de 1.274 milhões de euros, em contabilidade pública.
Execução Orçamental

Excedente cai para 1.287 milhões em janeiro

A quebra de 238,5 milhões de euros face ao mesmo mês de 2019 explica-se pelo crescimento da despesa (11,5%) superior ao da receita (5,5%)”, assinalam as Finanças.
Execução Orçamental

Execução orçamental de 2019 é conhecida esta 2ª

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas do conjunto de 2019. Até novembro houve excedente de 546 milhões.
Execução Orçamental

Estado com excedente de 546 milhões até novembro

Excedente representa uma melhoria de 1.131 milhões de euros face ao mesmo período de 2018. Saldo até novembro ainda não leva em conta o pagamento do subsídio de Natal aos pensionistas.
Execução Orçamental

Excedente de falta de vergonha

Governo e Presidente congratulam-se com os resultados da execução orçamental. O único excedente que reconheço nas contas públicas é o da falta de vergonha.
Execução Orçamental

DGO divulga execução orçamental até setembro

Síntese de execução orçamental até setembro é divulgada esta sexta-feira. Registou-se um excedente de 402 milhões de euros em agosto, em contabilidade pública.
Execução Orçamental

Excedente orçamental pela primeira vez em agosto

Contas do Estado melhoram quase mil milhões de euros até agosto. Ministério das Finanças anuncia excedente de 402 milhões de euros. Receita fiscal aumentou 4,4% e despesa subiu 2,7%.
Segurança Social

AIMI. Falta transferir 172 milhões para as pensões

Governo continua a atrasar transferência da receita do "imposto Mortágua" sobre imóveis valiosos para a Segurança Social. Até junho, estavam por entregar 172,3 milhões do AIMI cobrado em 2017 e 2018.
Execução Orçamental

Défice atinge 536 milhões de euros até junho

A receita com impostos aumentou mais de 7% nos primeiros seis meses do ano. E a despesa cresceu 1,5%. Os pagamentos em atraso tiveram redução de 317 milhões de euros.
Execução Orçamental

Um Estado em (quase) estado de coma

Um colapso financeiro resolve-se com dinheiro. Um colapso no funcionamento do Estado é um problema muito mais difícil de resolver e tem custos muito mais elevados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.