O navio dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) resgatou terça-feira de madrugada 196 migrantes em quatro operações e as autoridades italianas designaram o porto de Marina di Carrara, no norte de Itália, que fica a três dias de viagem, para o desembarque.

Durante a noite, o Geo Barents, com a coordenação das autoridades italianas, efetuou quatro resgates e tem atualmente 196 migrantes a bordo, incluindo 47 menores não acompanhados, 16 mulheres e um bebé.

“Na sequência das quatro operações de salvamento efetuadas durante a noite, para os 196 sobreviventes”, informou a organização não-governamental nas redes sociais.

“A viagem destas pessoas ainda não terminou. Ainda têm três dias de navegação pela frente porque as autoridades italianas designaram Marina di Carrara, a 1.025 quilómetros de distância, como porto de desembarque”, lamentaram os MSF.

O desembarque de migrantes continua, embora tenha abrandado nas últimas horas, o que permitiu esvaziar o centro de acolhimento da ilha italiana de Lampedusa, onde se encontram atualmente cerca de 430 migrantes, depois de mais de 3.000 no último fim de semana.

O Ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, e a Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, visitarão a ilha terça-feira, que é o ponto de chegada de dezenas de milhares de migrantes do Norte de África.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR