A Rolls-Royce, um dos construtores mais reputados do mundo, membro do Grupo BMW, decidiu avisar os seus clientes. No momento em que lança o seu primeiro modelo eléctrico, o coupé Spectre, o CEO do fabricante desde 2010, Torsten Müller-Ötvös, anunciou algo que acontece pela primeira vez na indústria automóvel: ameaçou os clientes que encomendaram o Spectre, com o objectivo de depois o venderem, lucrando com o negócio, de serem banidos para o resto da vida da compra de novos modelos da marca britânica.

A invulgar decisão do responsável máximo da Rolls-Royce tem por base o surpreendentemente elevado número de encomendas que receberam para o Spectre. A marca esperava que o número de interessados atingisse cerca de 15 meses de produção, mas a realidade ultrapassou largamente as expectativas, levando a Rolls a investir para incrementar a capacidade de produção. O que seria visto por muitos como uma bênção e um sinal tranquilizador para o futuro, face à generosa reacção ao primeiro modelo da marca a bateria em mais de 117 anos de história.

6 fotos

O Spectre iniciará as entregas em 2024, com preços que devem começar nos 500 mil euros, um valor muito elevado, mas ainda assim substancialmente menos do que os mais de 600 mil euros exigidos por um Wraith, o mesmo tipo de veículo (coupé de quatro lugares) mas animado por um 6,6 V12 sobrealimentado a gasolina, com os dois modelos britânicos a poderem facilmente fazer disparar o preço base em mais de 100.000€, caso o cliente opte pelo equipamento extra que é proposto. O Wraith tem à sua disposição 632 cv e 800 Nm, capazes de empurrar os 2435 kg do modelo até aos 250 km/h e para lá dos 100 km/h ao fim de apenas 4,6 segundos.

O Spectre monta uma bateria com 102 kWh de capacidade, que alimenta dois motores eléctricos, o traseiro com 489 cv e o da frente com 258 cv, que em conjunto atingem 585 cv e 900 Nm. A velocidade máxima não foi anunciada, mas a Rolls garante que os 100 km/h ficam para trás ao fim de apenas 4,5 segundos, isto apesar de acusar 2890 kg quando colocado sobre a balança. A autonomia em WLTP ronda 520 km.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR