Teve alguns contornos parecidos com o que tinha acontecido na festa do FC Porto em 2022, vai ter agora um desfecho diferente no verão após a festa do Benfica em 2023: o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu suspender o jogo de castigo a David Neres e o brasileiro vai poder jogar a Supertaça no dia 9 de agosto.

Benfica interpõe providência cautelar no TAD para ter David Neres na Supertaça

Depois de, na semana passada, ter dado entrada com uma providência cautelar para o TAD para congelar essa sanção, o jornal Record avança que o mesmo foi mesmo suspenso. De recordar que Neres tinha sido punido por insultos a Otávio, do FC Porto, e por ter identificado Pedro Gonçalves, do Sporting, num vídeo que fez nas redes sociais a caminho do Marquês durante os festejos pela conquista do Campeonato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Havia ainda uma outra possibilidade de castigo, neste caso na sequência de vídeos feitos ainda no Estádio da Luz onde utilizava as expressões “chupem tripeiros” e “chupem lagartos”, mas que acabou por cair depois de o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol “não ter valorizado” esses mesmos vídeos. “A impossibilidade de valoração de tal vídeo prende-se com a circunstância de tal vídeo não ter captado a imagem de pessoas num espaço e momento públicos, mas sim num contexto de reserva – momento posterior ao jogo e já depois do público ter saído do estádio, tendo ficado apenas os jogadores e algumas outras pessoas afetas ao clube a celebrar”, explicou o órgão através de um comunicado emitido na semana passada.

Um Neres que não quer ser David perante o Golias Di María: Benfica vence Southampton no primeiro teste da pré-temporada

De recordar que, no arranque da última temporada, o FC Porto viu Diogo Costa, Fábio Cardoso, Wilson Manafá e Otávio serem castigados por um jogo por cânticos anti-Benfica no decorrer das celebrações do título de 2022, com o quarteto a ficar mesmo de fora da final da Supertaça frente ao Tondela (3-0).

Os excessos na festa acabaram em castigo: Diogo Costa, Otávio, Manafá e Fábio Cardoso suspensos um jogo por cânticos anti-Benfica

O Benfica, que perdeu esta terça-feira pela primeira vez na pré-temporada frente ao Burnley no Estádio do Restelo, defronta o FC Porto, que consentiu também o primeiro desaire da pré-época com o Wolverhampton em Lagoa, na final da Supertaça no dia 9 de agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, naquele que será o primeiro jogo oficial de 2023/24 depois do arranque da Taça da Liga. Os dois rivais irão depois jogar a primeira jornada do Campeonato no dia 13, segunda-feira, com os azuis e brancos a deslocarem-se a Moreira de Cónegos para defrontarem o Moreirense e os encarnados a jogarem no Bessa com o Boavista.

Sacrificaram o mais novo para ganhar à equipa dos Teletubbies e acabaram iludidos por uma canção de embalar (a crónica do Benfica-Burnley)