O presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, deverá anunciar esta quarta-feira uma nova subida das taxas de juro, com o mercado a apostar em 0,25 pontos percentuais, depois da pausa de junho, antecipam analistas citados pela Efe.

Os membros do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) da Fed anunciam esta quarta-feira as medidas de política monetária no final da reunião de dois dias, iniciada na terça-feira.

Os mercados esperam que o banco central americano anuncie esta quarta-feira uma subida das taxas em um quarto de ponto, para um intervalo entre 5,25% a 5,50%, ultrapassando os níveis de 2007.

Presidente da Fed volta a admitir novos aumentos das taxas de juro nos próximos meses

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A acontecer, a Fed retoma as subidas que tinha interrompido no mês passado com o objetivo de avaliar os resultados da política monetária restritiva aplicada durante o último ano para combater a inflação.

Fed interrompe agravamento de taxas de juro após 10 subidas consecutivas. Mas não vai ficar assim

Assim, na última reunião, realizada em 13 e 14 de junho, a Fed deixou a taxa oficial inalterada, num intervalo entre 5% e 5,25%.

No entanto, na ata dessa reunião, quase todos os participantes já referiam que “seria apropriado aumentar a taxa diretora durante 2023”.

Os membros da Fed defenderam a necessidade de manter uma política monetária restritiva face à persistência de uma inflação elevada, apesar das descidas cada vez mais acentuadas, e face a um mercado de trabalho robusto.

A taxa de inflação dos EUA caiu um ponto para 3% em junho, atingindo o nível mais baixo desde antes da pandemia, mas longe do objetivo de 2% do banco central.