Um tribunal de Bucareste decidiu libertar esta sexta-feira o polémico influencer Andrew Tate, juntamente com o irmão e mais duas mulheres romenas, de prisão domiciliária, avança a agência de notícias Reuters. Neste momento passam a estar sob controlo judicial, uma medida restritivamente mais leve do que a prisão domiciliária, durante 60 dias.

Os dois irmãos conseguiram resposta positiva ao apelo feito ao tribunal sobre uma decisão de os manter em prisão domiciliária durante mais 30 dias, mas os quatro não poderão sair da Roménia enquanto se mantiverem as acusações de tráfico humano, violação e envolvimento com o crime organizado.

Andrew Tate continua em prisão domiciliária na Roménia em caso de violação e tráfico humano

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na rede social X (antigo Twitter), Tate afirma que “o processo foi entregue a um juiz que o determinou fraco e circunstancial. Agora. Para a Mesquita.”

Na mesma plataforma o irmão, Tristan Tate, diz que a “Justiça é justiça, a lei é a lei, provas são provas. Eu estou livre“.

Os quatro arguídos, que foram detidos a 29 de dezembro de 2022, estiverem vários meses em prisão preventiva, e passaram para confinamento domiciliário em março de 2023.

As acusações de tráfico humano, violação e envolvimento com o crime organizado, em conjunto com afirmações incendiárias nas redes sociais, resultaram na exclusão do influencer de 36 anos, que se auto-declara misógino, de algumas plataformas digitais.

Tate tornou-se famoso através de uma participação, em 2016, no BigBrother UK. Anteriormente, fez sucesso no mundo do kickbox, quando ganhou o primeiro campeonato em 2009.

É uma figura interpretada por muitas pessoas, nomeadamente entre os jovens, como um exemplo de uma pessoa de sucesso e é idolatrado como um ícone por alguns, não só pela vida de luxo que ostenta nas redes sociais, mas também pelos apelos motivacionais que partilha na internet.

São nesses discursos que o “Top G” (um dos termos pelos quais se auto-intitula) incentiva que as camadas mais jovens consigam alcançar os objetivos que pretendam, desde o fitness, romance à vida profissional, algo que disparou a sua popularidade no meio digital.