A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) aderiu à Aliança para a Coesão, uma coligação criada em cooperação com as principais associações europeias de municípios e regiões e o Comité das Regiões Europeias.

A Aliança tem como objetivo tornar a política de coesão mais forte, eficaz, visível e acessível a todas as regiões da União Europeia (UE)”.

A adesão “foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Intermunicipal da CIMBB, destacando o compromisso da comunidade para a criação de um futuro sustentável na UE e na Beira Baixa”, afirma, em comunicado, a comunidade intermunicipal.

A CIMBB realça ainda que a CohesionAlliance tem como objetivo fortalecer a política de coesão da União Europeia e impulsionar o desenvolvimento regional.

Esta aliança estratégica reafirma o compromisso da CIMBB em promover políticas de coesão que reduzam disparidades, fomentem a solidariedade e a prosperidade regional e impulsionem o crescimento equitativo em toda a UE“, sustenta.

https://observador.pt/2023/08/07/governo-brasileiro-considera-exageradas-exigencias-ambientais-da-uniao-europeia/

Esta adesão à Aliança para a Coesão não implica responsabilidades financeiras adicionais para a CIMBB.

“Representa uma oportunidade única para a colaboração e cooperação na UE em projetos de desenvolvimento regional, o que fortalecerá a cooperação regional e impulsionará o desenvolvimento sustentável na região, beneficiando, assim, toda a comunidade”, sublinha a Comunidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Aliança pela Coesão é uma coligação que reúne todos os que consideram que a política de coesão europeia deve permanecer um pilar do futuro da União Europeia.

Desde o seu lançamento em outubro de 2017, aderiram à Aliança mais de 12.000 apoiantes a título individual, 140 regiões, 137 municípios e distritos, 50 associações de governos regionais e locais, 40 deputados ao Parlamento Europeu e 35 associações setoriais da UE.

Cheias e incêndios obrigam Eslovénia e Chipre a pedir ajuda à União Europeia

Em outubro de 2022, os parceiros da Aliança reafirmaram o seu empenho em reforçar a política de coesão e em aumentar o impacto territorial de todos os investimentos da UE, para fazer face aos desafios da Europa a longo prazo.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.