Itália elevou para o estado de pré-alerta o vulcão Etna devido à alta probabilidade de novas erupções, após a que começou no domingo e levou ao encerramento temporário do aeroporto da Catânia, na ilha da Sicília.

Na terça-feira à noite, o departamento da Proteção Civil siciliana emitiu um boletim em que eleva o estado do vulcão mais ativo da Europa depois de o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) ter advertido para “flutuações grandes” nos valores de amplitude média do tremor vulcânico nas últimas 24 horas.

O alerta para a aviação civil foi igualmente elevado, mas o aeroporto internacional da Catânia está a funcionar depois de ter estado encerrado na segunda-feira devido às cinzas lançadas pelo vulcão.

Aeroporto de Catania reabre depois de encerramento devido a erupção de vulcão Etna

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Etna, situado na Sicília, retomou a sua atividade no domingo quando se transformou numa fonte de lava, produzindo uma nuvem eruptiva dispersa pelos ventos em direção a sul, além de um desvio do fluxo de lava para o sul da cratera, a uma altitude de 2.800 metros.

Itália. As impressionantes imagens da mais recente erupção do vulcão Etna

Segundo o INGV, episódios eruptivos como este são normais na recente atividade do vulcão e costumam cobrir de cinzas as cidades sicilianas em seu redor. O último tinha ocorrido em maio