A Polícia Marítima portuguesa resgatou, na quinta-feira à noite, 21 migrantes que se encontravam à deriva ao largo da ilha de Lesbos, durante uma missão na Grécia, no âmbito da Operação Poseidon.

Em comunicado divulgado na sua página, a Autoridade Marítima Nacional informa que foi durante uma ação de patrulhamento que os elementos da Polícia Marítima detetaram uma embarcação à deriva ao largo da ilha de Lesbos, com 21 pessoas a bordo: Seis homens, oito mulheres e sete crianças, “que apresentavam sinais de desidratação e fadiga”.

A Polícia Marítima “resgatou e transportou os migrantes, por questões de segurança, para o porto de Petra, onde aguardavam as autoridades gregas”, acrescenta a AMN.

O plano de um casal de Braga que acolheu imigrante grávida para poder ficar com a criança: nem sequer foi seguida no SNS

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta equipa portuguesa está integrada na operação Poseidon, sob égide da agência europeia Frontex e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia.

Dados revelados recentemente pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) apontam o Mediterrâneo Central – entre o norte de África e Itália – como sendo atualmente a rota migratória mais perigosa do mundo, tendo a OIM contabilizado desde 2014 mais de 20 mil mortes.

Itália vai expulsar migrantes após registar aumento de 115,1% em 2023