Ria e fazia os outros rir ainda mais. Se Robin Williams tivesse de ser descrito numa só frase, seria algo parecido com esta. O ator ficou conhecido como sendo um dos melhores comediantes de sempre mas a sua morte, em 2014, revelou detalhes da vida privada que demonstravam um sofrimento que as gargalhadas que provocava não denunciavam.

Robin Williams será uma das personalidades em destaque na segunda temporada da série da Vice TV Dark Side of Comedy, que tem estreia marcada para 17 de outubro e que explora a vida e a morte de atores e comediantes através de pessoas que os conheçam.

Após episódios sobre Chris Farley, Andrew Dice Clay, Roseanne Barr, entre outras celebridades históricas, desta vez, o narrador Dave Foley convidou os amigos do ator de O Bom Rebelde e de Sociedade dos Poetas Mortos a relevarem factos sobre este – e não há apenas histórias boas para contar.

“Ele era um monstro com as drogas”, referiu Mike Binder, segundo os excertos divulgados pelo jornal Daily Mail. O cineasta e argumentista não o disse por acaso. Segundo o próprio, Williams mostrou esse comportamento numa noite em que os dois foram a um local chamado Flippers Discotheque, em Hollywood.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo começou quando Binder revelou a Williams que tinha um grama de cocaína consigo. “Ooh, deixa-me tomar um pouco”, reagiu o comediante. “Importas-te que o faça na casa de banho?”, acrescentou, ao que o amigo respondeu assertivamente.

“Ele voltou e [o saco] estava vazio. Foi do género: como assim. Eram 20h15. Fiquei do género: ‘Robin, snifaste o grama todo?’. E ele respondeu: ‘Foi um acidente, desculpa'”, relembrou.

E não era apenas nos momentos de convívio que Williams recorria às drogas. Segundo outro seu amigo, Allan Stephan, o comediante não conseguia subir ao palco se não tivesse consumido cocaína.

Stephan recordou um episódio em que Williams — que chegou a estar em digressão com os espetáculos An Evening With Robin Williams (1982) e Robin Williams LIVE on Broadway (2002) — se mostrou aflito antes de atuar. “Alguém tem cocaína? Preciso de entrar e não consigo fazê-lo sem cocaína”, repetiu, segundo o amigo, agitado.

“Eu sentei-me com ele e disse: ‘Vou ajudar-te”, recordou Stephan. “Tens cocaína contigo?”, repetiu Williams novamente. A resposta de Stephan não foi directa: “Estás maluco da cabeça? Tu és o Robin Williams”.

Mulher de Robin Williams escreve sobre o terrorista dentro do cérebro do ator

O vício de Williams pelas drogas começou na altura em que protagonizava a série Mork & Mindy (1978), ao lado da atriz Pam Dawber. Foram precisos 14 anos e a morte do comediante Belushi, do Saturday Night Live, por overdose, para que Williams abandonasse o mundo das drogas. No entanto, começou o vício do álcool.

O ator chegou a começar um tratamento de reabilitação, em 2006, tendo colocado um fim à sua vida oito anos depois. A sua autópsia não deu qualquer registo de álcool ou drogas no sangue.